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Tipos de queijo: descubra o queijo mais saudável (e quais limitar o consumo)

Tipos de queijo: descubra o queijo mais saudável (e quais limitar o consumo)

Quem aí não ama um bom queijo, não é? Ele faz parte da nossa cultura e pode ser consumido de diversas maneiras, seja como aperitivo, acompanhamento ou como ingrediente em muitos pratos maravilhosos!

Seu sabor é muito gostoso e versátil, o que o torna queridinho na alimentação de muitas pessoas! Mas por ser conhecido pelo alto teor de calorias, gordura e sódio, e normalmente estar inserido em preparações mais calóricas, como pizzas, lasanhas e lanches, muitas pessoas acabam ficando com receio em consumi-lo. Mas será que existem tipos de queijo mais saudáveis que outros? Vamos descobrir!

Afinal, quais os benefícios do queijo?

Os queijos são feitos a partir do leite, podendo ser tanto de vaca, cabra ou búfala e dependendo do processo de fabricação, possui diferentes concentrações de proteína e gordura.

Por ser derivado do leite, o queijo é uma excelente fonte de cálcio, proteína, fósforo, vitaminas lipossolúveis e do complexo B.

Por ser rico em proteína, ele pode ser consumido sozinho ou em preparações, com o objetivo de aumentar o aporte proteico da refeição e também contribuir com maior saciedade.

Porém, alguns tipos, principalmente os mais amarelos, são ricos em gordura saturada e colesterol, e caso forem consumidos em excesso, podem alterar os níveis de colesterol e contribuir para o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, assim é importante que esse alimento seja consumido de maneira equilibrada na rotina alimentar.

E qual o tipo de queijo considerado mais saudável?

Abaixo segue o top 3 dos queijos considerados mais saudáveis:

O queijo do tipo cottage possui uma consistência cremosa, sabor suave e um pouco ácido, possui menor teor de gordura e também de colesterol, além de ser rico em cálcio e proteína. Muito utilizado em receitas de patês, acompanhamento de preparações, com frutas e geleia, é também uma ótima opção de pré ou pós treino por sua composição.

Já a ricota é de textura granulosa, leve e sabor suave, por ser menos gordurosa, com menor teor de sódio e excelente fonte de proteína, é uma ótima opção para quem quer perder peso. Também fica muito bom em preparações de patês com ervas, no acompanhamento de saladas, lanches e geleia.

E por fim, o queijo minas frescal, que por ter uma consistência mais amolecida e sabor suave, fica muito bom como recheio de sanduíches e também em sobremesas e saladas. Em relação aos outros queijos citados acima, possui maiores teores de gordura e também colesterol, mas também possui sua versão light, sendo sua concentração de gordura mais reduzida nesse caso.

E quais são os queijos mais gordurosos?

Na grande parte das vezes quanto mais amarelo o queijo, mais gorduroso, assim a preferência é sempre para o queijo branco, certo? Bom, depende! Os mais amarelos são realmente mais gordurosos, mas os do tipo gorgonzola, brie e roquefort que são um pouco mais branquinhos, possuem também grande quantidade de gordura e colesterol.

Segue abaixo lista dos queijos mais gordurosos ao menos gordurosos:

E em relação a proteína? Qual o queijo que tem mais?

O campeão de maior quantidade de proteína é o parmesão, que em 30g oferece 9,3g, seguido do suíço com 8,07g e provolone com 8,0g.

Mas nutri, esses também não são os mais gordurosos? Exatamente! Por isso, é importante no momento da escolha olhar a tabela nutricional, considerando não apenas as calorias e quantidade de proteína, mas também a quantidade de gorduras totais, gordura saturada, colesterol e sódio, sendo o cottage, minas e ricota os mais recomendados.

Mas claro, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, você pode consumir todos os queijos! Cada um tem um sabor único e se encaixa em diversas combinações de alimentos e preparações!

Me conta, qual seu queijo preferido e como você gosta de consumi-lo? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com a gente se existe alguma receita com queijo bem gostosa que você conhece!

Aproveita e confere aqui no nosso blog uma receita maravilhosa de pão de queijo caseiro.

 

Clube da Energié
Thais Helena Beloto Cabral
Thais Helena Beloto Cabral Seguir

Sou nutricionista clinica da empresa Energie Nutrição Avançada, acredito que precisamos incentivar o consumo de “comida de verdade”, promovendo assim melhores escolhas, não deixando de lado o prazer de comer e todo seu contexto social.

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