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Comer só salada e carne emagrece?

Comer só salada e carne emagrece?

Em um ato de desespero para emagrecer, muita gente acaba recorrendo a restrições alimentares. Uma das mais comuns é comer “só salada e carne” no almoço e no jantar, retirando os alimentos fontes de carboidratos, como arroz, batata e macarrão. Mas será que comer só salada e carne emagrece?

E aí nutri, comer só salada e carne emagrece?

Depende! Vai depender:

  1. da salada
  2. da carne
  3. e de todo o resto que você consumir ao longo do seu dia!

Trocar um almoço padrão (arroz, feijão, carne e salada) por apenas carne e salada provavelmente vai fazer você perder peso sim, uma vez que você está comendo menos. Mas isso não significa que você está comendo melhor ou que está perdendo gordura.

Lembre-se: perder peso é diferente de perder gordura corporal!

Você pode estar perdendo massa muscular por exemplo! Sem contar que não adianta excluir o arroz, batata ou macarrão das refeições principais e nos lanches exagerar no consumo de doces, pães e biscoitos com farinha branca refinada!

Mas como eu faço então nutri para perder só gordura?

O segredo está no equilíbrio da ingestão dos nutrientes ao longo do dia.

Você precisa comer: 

  • carboidrato
  • proteína
  • e gorduras boas. 

E também:

  • fazer uma atividade física
  • se hidratar com bastante água
  • e ter uma boa noite de sono (dormir pelo menos de 7 a 8 horas)!

 Seguindo essas dicas a perda de peso é equilibrada e gradativa, não estressa o organismo, e você evita aquele efeito sanfona de perder peso muito rápido e voltar a ganhar os quilinhos indesejados mais pra frente!

E por que comer só salada e carne não é recomendado, nutri?

Porque nosso corpo também precisa dos demais nutrientes!

Os Carboidratos integrais - arroz integral, pão integral, aveia, linhaça, chia, granola - são importantes para nos dar energia e tem fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

As Gorduras boas - abacate, castanhas, azeite de oliva - auxiliam na produção de hormônios e melhoram a absorção de algumas vitaminas como A, D, E e K.

Mas eu gosto de comer só salada e carne no almoço e me sinto bem assim, nutri!

Sem problemas! Se você tem uma boa alimentação, sente que isso é o suficiente para você, não sente uma fome louca logo em seguida e tem uma alimentação adequada em carboidratos no restante do dia, seja feliz assim! Mas é importante montar uma boa salada e escolher boas opções de proteínas.

Como montar uma salada completa e saudável?

Às vezes, saladas podem ser uma cilada. Pense no caso de uma salada que você compra pronta, com adição de molhos industrializados, ricos em sódio e gorduras, assim como embutidos (peito de peru, salame, queijo). Esse tipo de salada e proteína não é saudável e não favorece o seu emagrecimento!

Pensando nisso, para ajudar você a montar uma salada completinha, rica em nutrientes, que vão te ajudar na reeducação alimentar e consequente emagrecimento com saúde, vão essas dicas:

#1 Vamos começar escolhendo as hortaliças!

Faça uma combinação de vários tipos como alface, almeirão, agrião, rúcula, etc. As folhas são ricas em  fibras, que dão mais saciedade, contribuem para o funcionamento do intestino, melhoram  a absorção de açúcares e reduzem a absorção de gorduras!

#2 Agora vamos optar por legumes, quanto mais colorido melhor!

Tomate, berinjela, cenoura, brócolis, beterraba, podem ser crus ou cozidos! Esse grupo de alimentos é rico em nutrientes e também são fontes de fibras

#3 Chegou a hora de preparar a proteína!

O ideal é dar preferência para as proteínas com baixo teor de gordura, podem ser de origem animal (frango, carne, peixe, ovos e queijo), ou de origem vegetal (cogumelos, soja, grão de bico, castanhas). O legal desse grupo de alimentos é que promovem saciedade, ajudam a preservar a massa muscular, e espantam a fome!

#4 E quanto aos carboidratos, vamos optar pelos integrais!

Quinoa, chia, granola, os tubérculos como a batata doce, mandioca ou mandioquinha também são boas opções! Esse grupo de alimentos é indispensável para nos dar energia no dia a dia!

#5 Atenção aos molhos industrializados!

Pois apesar da praticidade, são ricos em sódio e gorduras! Prefira sempre temperos naturais como orégano, salsinha, cebolinha, coentro, cebola! Para temperar utilize o azeite extra-virgem, vinagre ou limão! E não precisa exagerar no sal!

Confira também dicas de como preparar e manter a salada fresca por mais tempo!

Agora que você já sabe que o caminho para emagrecer com saúde é evitar as restrições alimentares e apostar na reeducação alimentar, junto a atividade física, compartilhe comigo sua experiência! Você já fez alguma dieta restritiva e foi vítima do efeito sanfona?

Clube da Energié
Taís Milene Calvetti
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Nutricionista formada pela UFPR, cursou Residência Multiprofissional em Nutrição Clínica, eixo oncologia e hematologia no HC-UFPR, Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE, e Nutricionista Clínica Funcional pela VP.

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