Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comecei academia, o que devo mudar nos meus hábitos alimentares?

Comecei academia, o que devo mudar nos meus hábitos alimentares?
Janaine Lorenceti
fev. 10 - 7 min de leitura
000

Começo de ano e muitas pessoas estão colocando em prática aquela promessa de começar um ano novo com mais saúde, e por isso tomam a decisão de ir à academia. Mas, afinal, você sabe o que precisa mudar na sua alimentação para atingir mais rapidamente os seus objetivos? Está um pouco perdido sobre o que comer? Então confira as dicas no texto de hoje que irão dar um ‘’up’’ na sua saúde!

Primeiramente...

Você já deu um salto incrível para os bons hábitos saudáveis assim que teve a atitude de começar a ir à academia ou iniciar qualquer outro exercício. E se você acha que precisa fazer grandes mudanças alimentares e sofrer horrores, vou te contar um segredo: é mais fácil do que imagina! Isso mesmo, mudar a alimentação e passar pelo processo da reeducação alimentar não é um monstro como muitas pessoas acham.

Quando você procura um nutricionista para te acompanhar e individualizar as orientações nutricionais para você, o processo de emagrecimento flui muito melhor e a cada consulta você vai ver as mudanças acontecendo, o que te motiva mais e mais a seguir bons hábitos alimentares. Por isso, manter uma alimentação saudável é fundamental para obter resultados positivos associados a prática de exercício físico.

4 passos para mudar a sua alimentação!

Confira abaixo os primeiros passos que você pode seguir para melhorar e mudar a sua alimentação:

Passo 1: Procure um nutricionista!

Quando você vai a academia a primeira pessoa que te auxilia é o profissional da educação física, e quando você busca melhorias na sua alimentação o profissional que você deve procurar é o nutricionista. Nada de ficar ouvindo conversa de academia sobre cortar o alimenta x ou consumir o suplemento y, ok? Com um nutricionista, as orientações alimentares serão individualizadas para a sua necessidade, independente de qual seja o seu objetivo. Como por exemplo o que comer no pré e pós treino, um exemplo que você pode dar uma olhadinha é neste texto aqui.

Passo 2: Crie uma rotina!

Quando você cria uma rotina tudo fica mais fácil e o que achávamos que não iriamos conseguir fazer em um dia acaba dando certo. Crie uma rotina de alimentação, de treino e de descanso, pois fazendo isto você terá um cuidado com você mesmo e sua saúde física e mental. Ao invés de ir para a academia “quando sobre um tempo”, determine um horário fixo no dia, assim você tem menos chances de se sabotar.

Passo 3: Não caia na tentação dos medicamentos e promessas milagrosas para atingir seus objetivos!

Você acha mesmo que tomando medicamento milagroso você irá conseguir manter os efeitos do remédio para a vida toda? Não! Isto é uma enganação total! Isso acabará afetando ainda mais a sua saúde, podendo ter consequências muito ruins para você. Inicialmente as promessas são encantadoras e no começo dá certo, mas no final tudo acaba indo por água abaixo, até o dinheiro que você gastou com estes medicamentos, por isso, prefira seguir um caminho seguro, assim você terá mais resultados a longo prazo.

Passo 4: Tenha paciência...

Não é do dia para a noite que você perderá 10 kg ou chegará na academia com o corpo sarado. Para atingir o seu objetivo você deve ter paciência, foco e muita motivação. No final tudo dará certo, pode confiar!

Confira as principais mudanças que podemos fazer com nossa alimentação logo de cara!

As 7 mudanças alimentares iniciais quando começamos a fazer academia!

Confira as principais mudanças que podemos fazer com nossa alimentação logo de cara, e aqui o que vale é uma alimentação equilibrada e com qualidade.

#1 Hidrate-se 

Hidratação é tudo! Beba água sempre que possível, crie metas no dia a dia para você aumentar o consumo gradualmente.

#2 Consuma mais alimentos in natura 

Frutas, verduras, legumes, quanto mais destes alimentos na sua alimentação, melhor! Alimentos in natura têm mais nutrientes que são importantes para qualquer pessoa, mas principalmente para quem está fazendo exercício físico.

#3 Carboidrato pode!

Não coloque na sua cabeça que é necessário cortar o carboidrato da sua vida. O mais importante aqui é a escolha de qual tipo de carboidrato vai fazer melhor para a sua saúde, por isso prefira escolher as opções de pão, arroz, macarrão nas versões integrais.

#4 Leite e derivados 

Optar pelas versões desnatadas destes produtos são as melhores opções se você quer peso.

#5 Levar em consideração o modelo do prato saudável 

É uma das dicas mais importantes, pois neste modelo do prato saudável você tem a disposição todos os grupos alimentares, sendo fundamental para você seguir no almoço e jantar também.

#6 Fracionamento das refeições 

Realizar somente café da manhã e almoço não é uma boa estratégia. Fracione as refeições conforme a sua rotina e se possível faça pelo menos 5 refeições ao dia.

#7 Tipos de preparações

Prefira as preparações assadas, grelhadas e cozidas. Assim, você consumirá menos frituras diminuindo o consumo de gorduras na alimentação.

Preciso comer mais quando vou a academia?

Isso depende do seu objetivo! Se o seu objetivo é perda de peso, normalmente se deve diminuir o consumo de calorias, porém quando o seu objetivo é ganho de massa magra devemos aumentar o consumo de calorias, claro sempre respeitando a sua individualidade. Um erro que muita gente que quer emagrecer comete ao iniciar academia é pensar “estou gastando energia, preciso comer mais”. Mas nem sempre: ninguém que começa academia vai ter um rendimento de atleta, ou seja, o gasto calórico não vai ser tão grande assim. Aí a pessoa come mais achando que precisa e acaba não perdendo peso.

Preciso consumir suplementos agora nutri?

Calma, primeiramente você precisa organizar uma alimentação através de uma reeducação alimentar. Não adianta nada você consumir alimentos industrializados, ter uma alimentação cheia de açúcar e frituras, ir à academia e se entupir de suplementos. Assim você não alcançará seus objetivos!

Vá a academia, tenha uma alimentação saudável e assim você já vai começar a ver resultados. Não tome suplementos sem a orientação expressa de um nutricionista, pois ele saberá indicar qual é o melhor suplemento para você e se tem a necessidade de iniciar a suplementação.

Tem alguma dúvida, comente aqui nos comentários 😊


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você