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15 marcas de alimentos para um café da manhã saudável

15 marcas de alimentos para um café da manhã saudável

Quando pensamos em café da manhã, logo vem em mente o pão com manteiga e o café com leite. Mas existe uma infinidade de combinações que podem deixar o seu café da manhã mais saudável, equilibrado e gostoso.

A Nutri Giana falou um pouco sobre isso nesse post aqui e lá podemos ter uma ideia de quais os alimentos costumam fazer parte de um café da manhã completo. Mas dentro das opções mais industrializadas desse café da manhã, tem algumas marcas que se destacam por trazerem produtos de melhor qualidade nutricional e é sobre elas que vamos falar hoje!

Carboidratos do café da manhã

Os carboidratos mais comuns do café da manhã são aqueles que vem das frutas e dos cereais. Dentro desses cereais, podemos destacar os pães, os cereais matinais e granolas.

#1 Melhores marcas de pães

Na hora de escolher um pão, alguns pontos são importantes. Usamos como critério o menor refinamento da farinha ou cereal utilizado, então é interessante que os primeiros ingredientes sejam farinhas integrais de cereais, podendo variar entre trigo, centeio, etc.

Também observamos se o açúcar está entre os 3 primeiros ingredientes da lista, pois assim sabemos se esse pão apresenta um teor menor de açúcar.

Vemos se existe o uso de gorduras hidrogenadas, vegetais, seja lá qual nome a indústria resolva usar para a gordura não saudável que nem deveria compor o produto. E claro, se a lista de ingredientes é grande demais, fazendo ele conter diversos aditivos que só são interessantes para quem ganha dinheiro vendendo esse pão highlander (que dura muito na prateleira!)!

Fique atento ao rótulo, porque não são todos os pães dessas marcas que são considerados melhores escolhas.

As marcas em destaque são: Panco, Nutrella, Wickbold.

#2 Melhores marcas de cereais matinais

É um pouco complicado categorizar esse aqui. Lembramos de cereais matinais quando vemos aqueles flocos cheios de açúcar, ou aquelas mini rosquinhas coloridas, mas acho que todo mundo já percebeu que aquilo de saudável não tem nada, né?

E também é muito comum vermos versões fit, light, ultra mega power de cereais matinais, que na verdade também não são nada saudáveis. O ideal é usar algum cereal pouco refinado, como é o caso dos flocos de aveia. Ou encontrar flocos de outros cereais como de milho, arroz, etc. Esses costumam ser somente o cereal que passou por processamento térmico. Então não teremos sugestão de marcas, pois dependem se foi adicionado algum ingrediente ou não.

#3 Melhores marcas de granolas

As granolas já deveriam ser, na verdade, um tipo de cereal matinal menos processado. Mas acontece que é comum observarmos a adição de gordura vegetal para dar crocância e muitas delas são abarrotadas de açúcar (até colocam outros nomes, saiba mais aqui. Então escolhemos as granolas que contém menos aditivos, não usam artifícios para dar o sabor além do que seria o original dos produtos que fazem parte dela. Nesse caso, a lista de ingredientes pode ser extensa, mas o mais importante é ser repleta de ingredientes naturais e não artificiais.

As melhores marcas encontradas são: Green People, Monama e Jasmine.

Você também pode aprender a fazer sua granola caseira aqui.

Proteínas do café da manhã

As maiores fontes de proteínas que costumamos comer no café da manhã são os ovos e leite e seus derivados. Então dos produtos que a indústria oferece, os mais industrializados seriam os queijos e iogurtes e é sobre esses que vamos falar e selecionar as marcas mais interessantes.

Tá se perguntando porque não comentamos sobre o presunto ou peito de peru? Entenda porque eles são péssimas fontes de proteína nesse clicando aqui.

#1 Melhores marcas de iogurtes

Aqui vale a máxima - Menos é mais! Quanto menos ingredientes o iogurte apresentar, mais natural ele é. Então separamos as melhores marcas com base nesse critério!

As marcas em destaque são: Itambé, Nestlé, Yorgus.

Você pode saber um pouco mais como escolher iogurtes clicando aqui.

#2 Melhores marcas de queijos

Os queijos são excelentes fontes de proteína, mas existem diversos tipos de queijo no mercado. Em geral, recomendamos aqueles que contém menores teores de gordura e sódio, então nessas categorias os mais interessantes são os do tipo: ricota, cottage e minas.

Tem MUITAS marcas que oferecem bons queijos desse tipo. Destacamos apenas as mais fáceis de encontrar.

As marcas em destaques são: Verde Campo, Quatá, Santa Clara.

Gorduras do café da manhã

Você acha que não come gordura no seu café da manhã? E a manteiga é o que? Você acha que requeijão é do grupo dos queijos? Margarina tá presente na sua manhã? Confira as melhores marcas deles.

#1 Melhores marcas de manteiga

Na verdade, não vamos expor as melhores marcas de manteiga, porque ela deveria ser somente um ingrediente. A manteiga é o creme de leite batido. Então o que vai variar é só se ela tem sal adicionado.

Normalmente você encontra somente creme de leite nos ingredientes, aí fique de olho se não tem nenhum corante ou aditivo.

#2 Melhores marcas de requeijão

Você achava que o requeijão era uma forma de substituir o queijo? Pois está muito enganado! Aqui na Energié nós consideramos o requeijão como parte integrante dos grupos das gorduras consumidas no café da manhã. Então existem diversos tipos (requeijão, cream cheese, cremes). Também é importante ficar atento na quantidade de ingredientes e aditivos. Separamos as opções mais saudáveis, porém é um tipo de produto que deve ser evitado ao máximo no dia a dia, porque dificilmente será isento de aditivos.

As marcas em destaques são: Philadelphia, Catupiry, Vitalatte.

Melhores marcas de margarina - NÃO EXISTE!

Margarina não é saudável, mesmo que diga que é sua amiga ou do seu coração! Veja aqui algumas opções para substituir a margarina do seu café da manhã!

Existem ainda outras formas de incluir alimentos no café da manhã. De forma geral, recomendamos que a base da sua alimentação seja composta dos alimentos in natura. Então capriche nas frutas, oleaginosas, cereais integrais. E caso realmente queira usar algum industrializado, siga as dicas que foram dadas aqui!

Conta pra gente se você tinha um café da manhã tão saudável assim?

OBS:. Todas as imagens foram obtidas no Google Imagens e as escolhas dos produtos foi feita também com auxílio do aplicativo Desrotulando.

Clube da Energié
Débora Dias Cabral
Débora Dias Cabral Seguir

Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Saúde Pública na subárea de Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), clinicando in company pela equipe Energié Nutrição!

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