Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o melhor iogurte para a sua saúde? Aprenda a escolher!

Qual o melhor iogurte para a sua saúde? Aprenda a escolher!
Giana Maistro Ross Toledo
jun. 25 - 5 min de leitura
020

Você já deve ter se deparado com uma variedade imensa de produtos lácteos nas prateleiras dos supermercados e sempre surge aquela dúvida: como escolher o melhor iogurte?

Hoje vou te ajudar a responder essa e outras perguntas, vamos lá!

O iogurte é uma bebida prática e fácil de levar ao trabalho, sendo ideal para incluir nos lanches intermediários. Pode ser consumido puro, batido com frutas ou misturado a cereais.

Para ser considerado um iogurte é preciso que ele contenha culturas vivas, estas culturas são compostas de microorganismos exclusivos, que são responsáveis pelos benefícios a nossa saúde.

Como escolher um iogurte saudável?

Integral, semidesnatado ou desnatado?

  Os iogurtes integrais são ricos em gorduras, por isso se você busca o emagrecimento, talvez seja uma boa ideia escolher as versões sem gordura ou com menos gordura (desnatadas ou semidesnatadas). Se você não tem nenhuma restrição ao consumo de gorduras, opte pela versão integral.

Ricos em proteína

A última novidade que invadiu os mercados e virou a nova febre são os iogurtes “protein”. Eles contêm cerca de 13 a 15g de proteína na porção e são uma boa opção para praticantes de atividade física.

E também, quando o assunto é aliar o consumo de iogurte a perda de peso, quanto maior a quantidade de proteína, melhor. Normalmente, os iogurtes ricos em proteínas são mais densos e dão saciedade por mais tempo. Eles são bons para substituir um lanche que seria mais calórico ou rico em carboidrato.

Grego

Um exemplo de iogurte com maior teor de proteína é o grego (mas também costumam apresentar um maior teor de gordura), então uma boa opção seria optar pela versão light ou zero.

Atenção: redução (termo light) não significa zero e sim, que aquele iogurte possui 25% menos gordura ou açúcar em relação à versão tradicional.

E o iogurte natural?

É aquele feito apenas com leite e lactobacilos. É o melhor iogurte, do ponto de vista nutricional. Quanto menos ingredientes ele tiver, melhor!

Se você acha o iogurte natural muito azedo, procure misturar com uma fruta, mel, granola e cereais! Fica uma delícia!

Quais são os benefícios do iogurte natural?

O iogurte é fonte de proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B (B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina), vitamina A e zinco.

Ele também é uma grande fonte de probióticos, ou seja, lactobacilos vivos que exercem efeito positivo no equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando na regularização do intestino e na melhora da defesa do organismo (aumento da imunidade).

As proteínas presentes no iogurte ajudam a dar saciedade e controlam melhor o apetite.

Eles têm uma boa quantidade de cálcio e de vitamina D por porção, que são importantes para prevenir a osteoporose e manter a saúde dos ossos e dentes.

Existe diferença entre iogurte e coalhada?

O iogurte nada mais é do que um leite fermentado por bactérias que se alimentam da lactose e liberam ácido láctico.

Já a coalhada é o resultado da coagulação do leite.

O melhor iogurte? Aquele que você faz!

Você sabia que a versão caseira é bem mais saudável que a industrializada? É isso mesmo. O iogurte feito em casa possui mais probióticos e menos aditivos químicos, conservantes e açúcar.

Se você nunca pensou na ideia de preparar essa delícia em casa, pois achava que ia dar muito trabalho, confira essa receita simples, prática e saborosa!


 Iogurte Natural Caseiro

Ingredientes

  • 2 litros de leite semidesnatado (pode-se usar leite sem lactose ou desnatado)
  • 1 potinho de iogurte integral (consistência firme) - 170g aproximadamente

Modo de preparo

Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formar uma película, descarte-a.

Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos, está no ponto. Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture.

Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas ou panos de prato, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar.

Armazene na geladeira em um recipiente fechado.


Agora que você já descobriu qual é e como fazer o melhor iogurte, que tal tornar o iogurte natural parte da sua rotina diária? Você já consome? Conta pra mim nos comentários!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você