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Mindful Eating: 5 estratégias para você comer mais consciente

Mindful Eating: 5 estratégias para você comer mais consciente

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre mindfulness, alimentação consciente, mindful eating, comer com atenção plena e outros termos parecidos, mas você sabe o que significa e como praticar no dia a dia?!

Vamos à um breve resumo!

O que é mindfulness?

O mindfulness é a técnica utilizada para se ter atenção ao momento presente, sem preconceitos e julgamentos, não julgando as experiências por conceitos já formados em vivências anteriores, pela mídia ou por conselhos. Se você quer saber mais acesse o artigo aqui!

O que é mindful eating?

O mindful eating é a capacidade de incluir o mindfulness na alimentação, é a prática de comer consciente, ou seja, comer com atenção plena. O comer consciente é a capacidade de aproveitar os alimentos utilizando todos os sentidos sem julgamento, ou seja, saber ouvir os sinais do nosso corpo, principalmente de fome e saciedade.

Agora que já sabemos um pouco do conceito, quero te falar uma dica: Você sabia que comer consciente ajuda a controlar o peso?

Sim, isso porque o mindful eating age na raiz do problema do ganho de peso, que está no comportamento alimentar, e para isso temos estratégias que podemos utilizar no nosso dia a dia para uma alimentação consciente!

Confira a seguir 5 estratégias para você aprender a comer de forma consciente

#1 Coma mais devagar

A velocidade é o princípio da alimentação consciente. Mastigar com calma e diminuir a velocidade da alimentação significa reduzir a ingestão de calorias e sentir saciedade antecipadamente.

#2 Tenha consciência de fome e saciedade

Prestar atenção quando está comendo ou quando for comer se realmente está com fome ou se já está saciado. Muitas vezes comemos por “fome emocional”, para tentar se recompensar de algo negativo que aconteceu ou que está acontecendo na nossa vida, ou mesmo para comemorar algo positivo que tenha acontecido ou que irá acontecer. 

#3 Preste atenção no tamanho das porções

 Muitas vezes colocamos uma quantidade de comida no prato que julgamos necessária e comemos até o final, sem perceber se já estamos saciados ou não, mesmo sem finalizar. Diminuir não só o tamanho da porção, mas também o tamanho do prato ajuda a reduzir a quantidade ingerida naquela refeição, pois a maioria das pessoas valorizam o quanto deixam no prato.

#4 Evite distrações durante a refeição

Se alimentar mexendo no celular ou assistindo televisão pode aumentar o consumo de alimentos, principalmente os ricos em gordura, pois estar distraído ao comer reduz a capacidade de avaliar o paladar do alimento e a sensação de saciedade.

#5 Saboreie o alimento

Apreciar o alimento não apenas pelo paladar, mas sim por todos os sentidos, visão, olfato, gosto e tato. O ambiente e seus arredores, o momento escolhido para comer e a aparência do alimento podem influenciar a aceitação e a escolha alimentar.

Comer consciente vem sendo utilizado para diminuir comportamentos negativos associados com sobrepeso e obesidade.

Vamos para a ação! Como colocar o mindful eating em prática

Algumas dicas de mindful eating para você colocar em prática ainda hoje, vamos?!

  1. Antes de engolir os alimentos mastigar bem e devagar
  2. Entre as mordidas de comida beber água em pequenas quantidades
  3. Sentir o cheiro e degustar o sabor dos alimentos
  4. Usar pratos e tigelas menores na hora de servir
  5. Evitar assistir televisão ou mexer no computador/celular enquanto estiver comendo
  6. Criar um ambiente agradável para se alimentar

Agora, conta para mim nos comentários: Se você já praticou/pratica mindful eating como é sua experiência? E você que não pratica, conta pra mim se gostou e vai começar a praticar! :)

Clube da Energié
Laís Bolela
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Nutricionista na empresa Energié Nutrição Avançada e atendimento clínico em Maringá em consultório particular. Pós graduada em nutrição clínica, esportiva e fitoterapia. Coach de emagrecimento pelo Instituto Health Coach.

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