Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Limão emagrece: verdade ou mito?

Limão emagrece: verdade ou mito?
Débora Dias Cabral
ago. 28 - 5 min de leitura
000

Nos últimos anos recebi muitas pessoas no consultório perguntando das propriedades de tomar limão de manhã em jejum. Limão em jejum emagrece, nutri? Serve para alcalinizar o sangue? Posso fazer um detox tomando limão em jejum?

Essas e algumas outras dúvidas relacionadas ao "limão emagrece" serão respondidas aqui, nesse artigo. Vamos lá?

Como a dieta do limão surgiu?

Bom, não vou saber dizer como essa moda surgiu, mas uma coisa eu tenho percebido. Ela é muito divulgada nas redes sociais como uma solução milagrosa para perder peso, prevenir doenças, alcalinizar o corpo e combater câncer, entre outras. Mas não há absolutamente NENHUM estudo realizado com essa “receita”.

Pois é, nunca foi de interesse de nenhum cientista estudar as propriedades milagrosas do limão espremido. Seja em jejum, seja em água fria ou morna, isso nunca foi testado. Então já respondo no 3º parágrafo desse texto: Não, infelizmente, o limão não emagrece. Também não tem nenhuma outra propriedade milagrosa.

Benefícios do limão

Não é porque um alimento não tenha a capacidade de, sozinho, combater os males da humanidade, que ele não traga benefícios se consumido. Então vou listar aqui alguns benefícios de consumir o limão no dia a dia.

#1 Fonte de vitamina C

A vitamina C é uma vitamina muito importante para os processos relacionados à imunidade do organismo. E o limão possui uma boa quantidade dessa vitamina. Ao consumir 2 limões por dia, fica fácil atingir as quantidades de vitamina C que uma pessoa precisa em média por dia.

#2 Treinar o paladar

Poucas das pessoas que enaltecem o uso do limão para as modas que inventam acabam falando que ao consumir o limão puro em jejum faz a pessoa treinar o paladar. Porque, convenhamos, quem está buscando o emagrecimento normalmente não tem o costume de comer algo tão azedo assim pela manhã, não é? E dar aquele susto nas papilas pode ser uma forma interessante de buscar novos sabores no dia a dia e aí sim, consumir mais frutas sem adicionar açúcar. Aí é claro que a pessoa emagrece!

#3 Poucas calorias

Diferente da laranja (outra fruta rica em vitamina C), o limão tem pouquíssimas calorias. Então é uma forma de você inserir uma bebida natural e de baixa caloria no dia a dia. O que acaba reduzindo as calorias também ao final do dia como um todo. E não, não precisa consumir de manhã, em jejum, nada disso. Pode consumir ao longo do dia mesmo.

Mas não se engane! Não existem calorias negativas. Não é porque um alimento tem poucas calorias que ele faz emagrecer.

Já falei um pouco sobre esse mito de que existe algum alimento que se possa ingerir e vai “sequestrar” calorias do organismo fazendo com que você perca calorias. Isso não existe! Não existem calorias negativas! Entenda um pouco mais aqui.

Para emagrecer, reeduque!

Se você está disposta a consumir o limão sem açúcar e em jejum para emagrecer, por que não fazer uma reeducação alimentar como um todo?

Muitas vezes as pessoas buscam um caminho até mais difícil para conseguir emagrecer. Fala sério?! Você gosta do sabor do limão purinho? Se sua resposta foi “não”, então perceba o que você está fazendo em busca de um emagrecimento. Você se dispõe a consumir algo que não gosta para atingir um objetivo que pode muito bem ser alcançado comendo comidas que você goste?

Eu sou uma eterna defensora da comida com prazer! Se você não tem prazer ao consumir algo, não inclua no seu dia a dia somente para emagrecer ou qualquer outro objetivo.

Mas afinal, o que acontece no corpo ao tomarmos água com limão em jejum?

Você consome o seu “shot” de vitamina C de quase um dia todo e se hidrata!

É gente... é só isso mesmo. Não tem nenhuma resposta mágica.

O que eu vejo de mágica quando isso é feito em jejum é mais o movimento inicial de peristalse do dia. Sabe o que é isso?

Para algumas pessoas, esse primeiro copo de água com limão (mas poderia ser só água ou outra bebida), faz com que ocorra um reflexo interessante no trato digestório. Ele se contrai da boca até o ânus, levando todo o bolo fecal para sinalizar que: “Opa, tá na hora de ir ao banheiro!”

Então isso pode ser uma forma interessante de gerar uma rotina intestinal para você. Mas é óbvio que precisa estar aliada a uma alimentação saudável como um todo! Com fibras, água em quantidade ideal, etc.

No mais, minha gente, água com limão só hidrata mesmo!

Não procurem respostas milagrosas para um problema muito mais difícil de resolver.

Afinal, se fosse só beber água com limão em jejum para emagrecer, nossa população não estaria mais da metade acima do peso, não é?

E aí? Você gosta de tomar limão no dia a dia? Conta pra gente se está resolvendo algum problema ou se agora você está percebendo que foi mais de maneira indireta que ele te ajudou?

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você