[ editar artigo]

5 Frutas que saciam a fome: conheça as frutas que ajudam a manter o peso

5 Frutas que saciam a fome: conheça as frutas que ajudam a manter o peso

Aposto que você já sabe que é importante inserir frutas na sua rotina de alimentação. As frutas são fontes de diversos nutrientes, como vitaminas e minerais importantes para a manutenção da nossa saúde, além de serem fontes de fibras, que são compostos de origem vegetal não digeríveis pelo nosso organismo e que desempenham funções importantes no nosso corpo. Além disso, você sabia que existem frutas que saciam a fome? Continua lendo para saber mais.

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre os tipos de fibras dá uma olhada nesse artigo bem completo da nutri.

O que comer na hora da fome?

Como estratégia de alimentação saudável, é importante inserir alguns pequenos lanches intermediários para manter a energia em alta e as frutas são ótimas opções para esses momentos. Além de práticas, são nutritivas e saborosas, ajudando até a matar aquela vontade imensa de comer doce para algumas pessoas.

Efeito das fibras na saciedade

As fibras presentes na maioria das frutas, como as fibras solúveis, são responsáveis por promover a sensação de saciedade. Isso acontece, porque ao chegarem no estômago, as fibras absorvem a água, formando uma espécie de gel e esse gel é responsável pelo aumento do bolo alimentar e por reduzir a velocidade de absorção do açúcar das frutas no sangue, reduzindo o apetite.

Quer saber quais frutas dão mais saciedade?

Listei aqui para você 5 opções de frutas que garantem mais saciedade, confere aí:

#1 Abacate

O abacate é uma fruta com teor elevado de gordura, o que garante maior sensação de saciedade. O abacate é fonte de gorduras boas e pode ser inserido na rotina sem problema algum. Você pode comer o abacate amassado com cacau e canela para matar a vontade do doce, já que ele é rico em triptofano, um aminoácido que atua no cérebro aumentando a sensação de bem-estar ou pode fazer um delicioso guacamole.

#2 Coco

Assim como o abacate, o coco possui um teor significativo de gorduras boas, além de ser fonte de fibras. Essa composição ajuda a dar mais saciedade.

O coco seco é uma ótima opção para um lanche intermediário prático.

#3 Banana

A banana apresenta uma excelente quantidade de fibras solúveis, que geram sensação de saciedade. Além disso, contem na composição o amido resistente, que é um tipo de carboidrato complexo que demora mais tempo para ser digerido, garantindo mais saciedade.

#4 Goiaba

A goiaba é rica em um tipo de fibra chamada pectina, que gera uma boa sensação de saciedade. Tanto a vermelha quanto a branca são ricas em fibras. O ideal é comer a casca junto.

#5 Laranja

Comer a laranja com o bagaço é uma boa estratégia para matar a fome, pois no bagaço é onde contém a maior parte das fibras. A laranja além de ser rica em fibras, é boa fonte de vitamina C, ajudando na imunidade.

Que tal inserir a laranja como sobremesa?

Mito ou verdade: É verdade que maçã abre o apetite?

Muito se fala sobre o fato da maçã aumentar a fome. Estudos comprovam que existe uma explicação para isso, na composição da maçã contém o ácido málico, uma substância capaz de estimular o gatilho da fome no cérebro. Por isso algumas pessoas possuem uma sensação de fome maior após comer uma maçã. Confere esse vídeo que eu te falo mais sobre o assunto.

Quer saber como aproveitar o melhor das frutas?

Dá uma olhada nessas dicas que eu separei para você consumir as frutas da melhor forma:

Gostou das dicas? Coloque nos comentários qual a sua fruta favorita e se ela está entre aquelas que causam saciedade :)

Clube da Energié
Mirelli Dantas Andrade
Mirelli Dantas Andrade Seguir

Olá =) Meu nome é Mirelli e será incrível compartilhar conteúdos incríveis no Clube da Energié! Sou apaixonada pela nutrição e tudo que envolve saúde e bem-estar. Vou te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz! Nos acompanhe sempre!

Ler matéria completa
Indicados para você