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Estações do ano e alimentação: o clima influencia sua relação com a comida, sabia?

Estações do ano e alimentação: o clima influencia sua relação com a comida, sabia?

O inverno já chegou! Tem gente que mora em regiões quentes, onde as temperaturas são mais amenas e basta fechar a janela à noite e pegar um casaquinho leve de dia, mas tem aqueles que moram em regiões geladas, de serra, onde o inverno chegou no calendário e lá fora o tempo está um gelo (e às vezes tem até neve!)!

E você sabia que as estações do ano e alimentação estão relacionadas? O clima pode influenciar a maneira que nos alimentamos, vamos conhecer mais sobre isso.

Como o clima pode afetar a alimentação?

Vamos aproveitar que a estação chegou e falar da alimentação no inverno. É muito comum ouvir nesta época do ano que a vontade de comer aumenta e a vontade de comer alimentos mais quentinhos e mais calóricos também. Difícil alguém relatar que sente mais vontade de sucos e de salada no inverno, né?

Nesta época queremos tomar sopa, comer massas, fondue, chocolate quente, queijos... e o que estes alimentos têm em comum? Além de serem quentinhos, têm mais calorias, mais carboidratos e mais gordura!

Porque comemos mais em certas estações? Tem explicação científica para isso ou são apenas hábitos?

Tem explicação sim! No inverno nossa necessidade energética aumenta, pois queimamos mais calorias para manter a temperatura corporal, então nosso metabolismo acelera. E quase que por extinto de sobrevivência, ficamos mais tendenciosos na hora de escolher os alimentos e preferimos os mais quentinhos e os mais calóricos. Porém, essa explicação não justifica aumentar a ingestão alimentar nessa época!

Como assim? Não gastamos mais energia? Porque não posso comer mais?

Esse aumento de gasto energético existe, mas ele é muito pequeno e não justifica aumentar a quantidade de alimentos ingeridos! Então luz de alerta: no inverno NÃO precisamos comer mais do que nas outras épocas do ano!

Dica bônus: Como eu disse aí em cima, no inverno nosso metabolismo acelera e queima mais calorias para manter a temperatura corporal, então, se você quer emagrecer: o inverno é a sua estação! Fazer um melhor controle das calorias ingeridas, utilizar termogênicos naturais como canela ou gengibre e associar atividade física podem trazer um resultado muito satisfatório!

E no verão, precisamos comer menos?

De forma alguma! O gasto energético diminui um pouco, mas a troca dos legumes cozidos pelas saladas e do chocolate quente por sucos já é capaz de equilibrar bem a relação entre os alimentos que consumimos e nosso gasto energético.

Como manter uma alimentação saudável durante o ano?

É fato que existe uma relação entre as estações do ano e alimentação. Não só pelas mudanças de necessidade energética, mas também por questões culturais e sazonais.

O segredo para manter uma alimentação adequada nas estações do ano é o equilíbrio! De quantidade e da qualidade dos alimentos ingeridos...

Independente da estação, sempre teremos alimentos mais saudáveis e mais nutritivos e outros com as chamadas “calorias vazias”, que não fornecem vitaminas e minerais.

E você pode sim comer de tudo em pequenas porções, com consciência e respeitando seus sinais de fome e saciedade.

Quais alimentos devo preferir em cada estação do ano?

Sempre dê preferência pelas frutas, legumes e verduras da estação e da sua região. Como têm um processo de produção mais natural, normalmente estes alimentos tem um maior teor de vitaminas, minerais e mais sabor!

4 dicas para manter uma boa alimentação no inverno

Como o inverno já chegou, vou deixar aqui algumas dicas para manter uma alimentação equilibrada, nutritiva e quentinha!

#1 Inclua verduras e legumes nas preparações cozidas

Fica mais difícil comer salada no inverno, mas que tal pegar todos os ingredientes e transformar em uma sopa de legumes bem temperadinha? Você pode usar como entrada ou prato principal.

Outra dica é fazer os legumes no vapor, que preserva toda propriedade nutricional.

#2 Consuma frutas quentinhas como sobremesas

No inverno precisamos manter a ingestão de frutas, principalmente as frutas cítricas, ricas em vitamina C, para fortalecer o sistema imune e evitar os resfriados.

Mas, em alguns casos, as frutas podem virar um lanche ou sobremesa bem quentinho também! Você já experimentou fruta assada com canela? As minhas sugestões são: banana, maçã, pera ou abacaxi. (Se você tem alguma outra sugestão me conta nos comentários que vou experimentar!)

#3 Se joga nas Sopas!

Use e abuse das sopas! Mas não do pãozinho, queijo e creme de leite. Dê preferência pelas sopas ou caldos de legumes e lembre-se que a sopa deve ter a mesma composição de um prato: 1 carboidrato (arroz ou batata ou macarrão ou mandioca), 1 proteína (carne branca ou carne vermelha) e legumes e vegetais à vontade!

Sugestão: use aveia ou quinoa para deixar a sopa encorpada e rica em fibras!

#4 Aproveite os Chás para se manter aquecido

Temos uma enorme variedade de chás para todos os gostos e de todos os sabores que podem manter você aquecido ao longo do dia sem se preocupar com as calorias! Experimente consumir sem açúcar, você vai sentir muito mais o gosto do chá em si!

Gostou das dicas? Conta aqui pra mim, você também sente mais fome no inverno?

 

Clube da Energié
Michele Dierka
Michele Dierka Seguir

Apaixonada pela nutrição e pela possibilidade de trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Atuo com nutrição clinica na Energié Nutrição Avançada, empresa da qual tenho muito orgulho de fazer parte!

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