Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas práticas de cozinha: 5 truques para ganhar tempo e saúde!

Dicas práticas de cozinha: 5 truques para ganhar tempo e saúde!
Janaine Lorenceti
jun. 29 - 4 min de leitura
000

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil cozinhar e ter tempo suficiente para preparar a própria refeição. No final das contas, eu sei que você acaba pedindo comida ou preparando o que há de mais prático em casa, o que às vezes não significa que será uma refeição saudável, não é mesmo? Pensando em praticidade na cozinha, separei para você 5 truques para ganhar tempo e saúde neste artigo, confira!

Como cozinhar de maneira prática? 5 truques para ganhar tempo na cozinha

Muitas pessoas acabam deixando de lado o ato de cozinhar pelo fato de que a cozinha demanda um bom tempo do nosso dia. Mas você sabia que com planejamento e organização você pode cozinhar e preparar a sua comida de uma maneira mais rápida? Confira dicas práticas de cozinha abaixo:

Truque 1: Planejar o cardápio

O planejamento do cardápio pode ser semanal, quinzenal ou até mensal, variando conforme a sua rotina de compras de alimentos. É fundamental planejar a alimentação, assim você consegue otimizar o tempo e preparar refeições mais saudáveis.

Truque 2: Planejamento de compras

Quando planejamos o que vamos comprar de alimentos consequentemente já estamos nos organizando para montar o cardápio. Nestas horas é importante que você saiba o que já tem em casa para não comprar alimentos sem necessidade. Uma dica é fazer lista de compras tanto para o supermercado quanto para frutarias e açougues. Assim você poupa tempo em fazer uma preparação. Quem nunca foi fazer uma receita e viu que estava faltando algum ingrediente? Isso que é frustração ao ir cozinhar, por isso, planejamento é tudo.

Truque 3: Tire um dia da semana para preparar sua comida

Por exemplo, sábado ou domingo você pode tirar algumas horinhas do dia e preparar alimentos para serem utilizados durante a semana. Aqui pode entrar a preparação de saladas, que você pode higienizar e deixar prontas. Confira aqui como fazer isso da forma correta. Outras dicas são congelar alimentos como legumes cozidos e feijão da semana para poupar tempo.

Truque 4: Congelar alimentos

Ao congelar alimentos estamos poupando tempo e trazendo mais praticidade para a hora de cozinhar. Por isso o congelador pode se tornar um ótimo aliado para você! Outra vantagem disto é que ao congelar você conservará os alimentos que podem vir a estragar durante a semana. Confira neste texto como você pode congelar os alimentos da forma correta.

Além de congelar alimentos você também pode congelar preparações, confira aqui algumas receitas para você fazer.

Truque 5: Separar o que cozinhou em porções individuais

O porcionamento dos alimentos que você congelou em porções individuais faz com que fique mais fácil de cozinhar durante a semana, diminuindo o tempo de descongelamento dos alimentos, assim você economiza tempo.

Dicas de cozinha para iniciantes

Para você que começou a cozinhar agora e não faz a mínima ideia de por onde começar, é interessante assistir vídeos na internet ou tv, de programas e competições de culinária. Com eles é possível aprender muitos truques e receitas que vão dar água na boca e você pode testar em casa. Pedir truques para sua mãe, pai, tias e familiares em geral pode ser uma boa opção também. Chame seus amigos para cozinhar, nada melhor para ir aprendendo aos poucos, o importante é que você está aprimorando os seus conhecimentos culinários.

Receitas práticas para iniciantes

Se você está achando que receitas práticas e fáceis não existem, pode esquecer esta ideia, porque pode ser mais fácil do que você imagina.

Confira neste texto algumas dicas de receitas práticas para o seu jantar.

Caso, você tem pouco tempo para almoçar confira estas dicas aqui.

Lembre-se que ao cozinhar você tirará um tempo para você e sua saúde e os benefícios são enormes! Que tal me contar aqui nos comentários uma receita prática que você faz? Comente aqui embaixo!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você