[ editar artigo]

Dicas práticas de cozinha: 5 truques para ganhar tempo e saúde!

Dicas práticas de cozinha: 5 truques para ganhar tempo e saúde!

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil cozinhar e ter tempo suficiente para preparar a própria refeição. No final das contas, eu sei que você acaba pedindo comida ou preparando o que há de mais prático em casa, o que às vezes não significa que será uma refeição saudável, não é mesmo? Pensando em praticidade na cozinha, separei para você 5 truques para ganhar tempo e saúde neste artigo, confira!

Como cozinhar de maneira prática? 5 truques para ganhar tempo na cozinha

Muitas pessoas acabam deixando de lado o ato de cozinhar pelo fato de que a cozinha demanda um bom tempo do nosso dia. Mas você sabia que com planejamento e organização você pode cozinhar e preparar a sua comida de uma maneira mais rápida? Confira dicas práticas de cozinha abaixo:

Truque 1: Planejar o cardápio

O planejamento do cardápio pode ser semanal, quinzenal ou até mensal, variando conforme a sua rotina de compras de alimentos. É fundamental planejar a alimentação, assim você consegue otimizar o tempo e preparar refeições mais saudáveis.

Truque 2: Planejamento de compras

Quando planejamos o que vamos comprar de alimentos consequentemente já estamos nos organizando para montar o cardápio. Nestas horas é importante que você saiba o que já tem em casa para não comprar alimentos sem necessidade. Uma dica é fazer lista de compras tanto para o supermercado quanto para frutarias e açougues. Assim você poupa tempo em fazer uma preparação. Quem nunca foi fazer uma receita e viu que estava faltando algum ingrediente? Isso que é frustração ao ir cozinhar, por isso, planejamento é tudo.

Truque 3: Tire um dia da semana para preparar sua comida

Por exemplo, sábado ou domingo você pode tirar algumas horinhas do dia e preparar alimentos para serem utilizados durante a semana. Aqui pode entrar a preparação de saladas, que você pode higienizar e deixar prontas. Confira aqui como fazer isso da forma correta. Outras dicas são congelar alimentos como legumes cozidos e feijão da semana para poupar tempo.

Truque 4: Congelar alimentos

Ao congelar alimentos estamos poupando tempo e trazendo mais praticidade para a hora de cozinhar. Por isso o congelador pode se tornar um ótimo aliado para você! Outra vantagem disto é que ao congelar você conservará os alimentos que podem vir a estragar durante a semana. Confira neste texto como você pode congelar os alimentos da forma correta.

Além de congelar alimentos você também pode congelar preparações, confira aqui algumas receitas para você fazer.

Truque 5: Separar o que cozinhou em porções individuais

O porcionamento dos alimentos que você congelou em porções individuais faz com que fique mais fácil de cozinhar durante a semana, diminuindo o tempo de descongelamento dos alimentos, assim você economiza tempo.

Dicas de cozinha para iniciantes

Para você que começou a cozinhar agora e não faz a mínima ideia de por onde começar, é interessante assistir vídeos na internet ou tv, de programas e competições de culinária. Com eles é possível aprender muitos truques e receitas que vão dar água na boca e você pode testar em casa. Pedir truques para sua mãe, pai, tias e familiares em geral pode ser uma boa opção também. Chame seus amigos para cozinhar, nada melhor para ir aprendendo aos poucos, o importante é que você está aprimorando os seus conhecimentos culinários.

Receitas práticas para iniciantes

Se você está achando que receitas práticas e fáceis não existem, pode esquecer esta ideia, porque pode ser mais fácil do que você imagina.

Confira neste texto algumas dicas de receitas práticas para o seu jantar.

Caso, você tem pouco tempo para almoçar confira estas dicas aqui.

Lembre-se que ao cozinhar você tirará um tempo para você e sua saúde e os benefícios são enormes! Que tal me contar aqui nos comentários uma receita prática que você faz? Comente aqui embaixo!

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
Janaine Lorenceti Seguir

Nutricionista graduada pela PUCPR, apaixonada por minha profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

Ler conteúdo completo
Indicados para você