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Confira os alimentos do inverno e como aproveitá-los durante a estação

Confira os alimentos do inverno e como aproveitá-los durante a estação

Temperatura caindo, geada, céu azul e congelante... chegou a estação do ano que é amada por algumas pessoas, mas não tão querida por outras. O inverno! E com ele alguns alimentos estão em maior disponibilidade nos mercados. Confira no texto de hoje como aproveitar todas as maravilhas do inverno, gastando pouco e diminuindo o desperdício de alimentos, aqui no Clube da Energié!

Por que dar preferência ao consumo dos alimentos da estação?

Verão, outono, inverno, primavera. Você já deve ter notado que alguns alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, não estão presentes o ano inteiro no mercado. A mãe natureza não se encarrega de conseguir produzir poncã ou mexerica o ano todo, por exemplo. Tudo tem o seu tempo e quando falamos da produção dos alimentos, não é diferente.

Porém, com o modelo de produção atual, é possível que tenhamos sempre à disposição tomate nas prateleiras. Isto se deve ao modelo de cultivo que pode melhorar o processo de produção com a utilização de agrotóxicos.

“Nutri, mas como podemos diminuir este consumo de agrotóxicos então?”

Uma das soluções pode ser o consumo de alimentos da estação, pois quando o cultivo é feito na época certa não há a necessidade de utilizar tanto agrotóxico. Confira abaixo outros benefícios do consumo de alimentos da estação:

  • Preço: uma das vantagens de se consumir o alimento na época ideal é a diminuição do preço nas feiras e supermercados;
  • Sabor: o sabor dos alimentos da estação é mais intensificado.
  • Nutritivo: os alimentos da estação também contêm mais vitaminas e minerais, se tornando alimentos de melhor qualidade nutricional.

Viu só, agora você já sabe os benefícios de consumir os alimentos da estação. Confira nos tópicos abaixo uma lista de frutas, verduras e legumes para você aproveitar ao máximo estes alimentos do inverno!

Quais são as frutas da estação do inverno?

Confira abaixo uma lista com as frutas do inverno:

  • Abacate
  • Atemóia
  • Carambola
  • Kiwi Nacional
  • Laranja Baía / Laranja Lima
  • Mexerica
  • Tangerina / Poncã
  • Maracujá Doce / Maracujá Azedo
  • Morango
  • Pitaia
  • Maçã Nacional Fuji
  • Mamão Formosa

Dicas para economizar e evitar desperdícios com as frutas da estação:

  • Faça uma lista das frutas que vai comprar e a quantidade, para não comprar demais;
  • Pesquise os preços entre os supermercados, frutarias e feiras;
  • Mantenha as frutas mais sensíveis, como morango, abacate e kiwi na geladeira, assim estes alimentos duram por mais tempo;
  • Se você observar que as laranjas estão estragando você pode fazer suco e deixar na geladeira.
  • Algumas frutas podem ser congeladas, como morango.

Como consumir mais frutas no inverno?

Uma das reclamações no inverno é que o consumo de frutas diminui, já que tendemos a consumir os alimentos mais quentes nesta estação. Confira abaixo algumas dicas para você não deixar de consumir frutas no inverno:

  1. Algumas frutas como maçã, banana, pera, abacaxi podem ser assadas no microondas ou no forno e ficam uma delícia! Sem contar que você pode adicionar canela em cima! Essa dica incrível está lá no grupo do Telegram da Energié! E se você ainda não entrou para receber dicas de nutrição e alimentação, pode acessar este link aqui.
  2. Você também pode grelhar as frutas na frigideira e deixá-las quentinhas para o consumo;
  3. Outra dica é utilizá-las em receitas, como torta de maçã, panqueca de banana, maçã assada com castanhas, torta de morango. Nestas receitas procure substituir farinha branca por integral, acrescente aveia, linhaça, chia e especiarias que fica uma delícia!

Outros alimentos da estação inverno

Nem só de fruta nós vivemos no inverno! Verduras e legumes também estão presentes na nossa alimentação, por isso confira abaixo essa lista!

Verduras

  • Agrião
  • Espinafre
  • Palmito
  • Rabanete
  • Salsa
  • Brócolis
  • Couve
  • Couve-flor
  • Nabo
  • Rabanete
  • Repolho
  • Agrião
  • Almeirão

Legumes

  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Batata doce
  • Ervilha torta
  • Cará
  • Inhame
  • Mandioca
  • Mandioquinha ou Batata salsa
  • Chuchu

Dicas para economizar e evitar desperdícios com os legumes e verduras da estação:

  • Faça uma lista das verduras e legumes que vai comprar e a quantidade, para evitar desperdícios;
  • Pesquise os preços entre os supermercados, frutarias e feiras;
  • As verduras que serão utilizadas como saladas você pode higienizar e deixar acondicionadas em um pote forrado com papel toalha na geladeira. Elas duram até 1 semana, sem estragar!
  • Legumes como abobrinha, batata, abóbora, cenoura, que estão estragando você pode picar em cubos e colocar no congelador para serem utilizados em sopas, cremes ou até refogados.

Como consumir mais salada no inverno?

Eu sei que para muitas pessoas é insuportável a ideia de consumir salada fria no inverno, mas para tudo tem uma solução! Confira as dicas abaixo para aumentar o consumo de salada no inverno!

  1. Faça legumes cozidos, grelhados e até mesmo no vapor.
  2. Folhas verdes como folha de mostarda e espinafre podem ser refogados com fio de azeite de oliva e temperos a gosto.
  3. Que tal incrementar a sua receita de salada? Você pode fugir da ideia de somente folhas e acrescentar uma proteína como frango, lentilha, grão de bico e queijos brancos.
  4. Use e abuse de temperos naturais e até molhos caseiros que podem ser utilizados na salada.

Quer saber mais dicas de como manter o consumo de legumes no inverno? Então clique aqui!

Afinal, o que comer no inverno?

O inverno é conhecido pelo aumento do consumo de alimentos mais calóricos, já que muitas pessoas ficam com dificuldade em consumir saladas e comidas mais frescas, como já falamos no texto. Mas será que é possível manter uma alimentação saudável no inverno?

Claro que sim! Confira neste artigo 4 dicas para manter uma boa alimentação nesta estação e ainda como o clima interfere na sua relação com a comida!

Gostou das dicas? Curta o post e comente aqui embaixo!

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
Janaine Lorenceti Seguir

Nutricionista graduada pela PUCPR, apaixonada por minha profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

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