Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como ter uma alimentação saudável com 5 atitudes simples

Como ter uma alimentação saudável com 5 atitudes simples
Michele Dierka
ago. 2 - 7 min de leitura
000

Você está querendo saber como ter uma alimentação saudável? Vou te ajuda, mas antes de qualquer coisa, o que é uma alimentação saudável para você?

Vamos ver o diz o Ministério da Saúde:

“Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.”

Uau! complexo né? Se pegarmos as palavras chaves desta definição podemos destacar algumas:

  • Significação social
  • Significação cultural
  • Alimentos saudáveis – regionais
  • Aspectos comportamentais
  • Aspectos afetivos

De acordo com o Ministério da Saúde uma alimentação saudável está baseada em alimentos saudáveis, de preferência regionais, mas também leva em consideração aspectos sociais, culturais, comportamentais e afetivos relacionados aos alimentos.

Você já havia parado para pensar na alimentação desta forma? Como algo complexo que faz parte de vários aspectos da vida e se relaciona com eles de maneira dinâmica?

Para mim, aqui está a explicação para o fracasso das dietas da moda, super restritivas, com alimentos padronizados para toda população. A alimentação saudável vai muito além de dietas tabeladas ou de uma lista de alimentos permitidos e alimentos proibidos, ela é um estilo de vida que deve considerar todas as características de uma pessoa, o meio onde vive, o acesso aos alimentos, o estado emocional, suas preferências e a cultura em relação aos alimentos.

E eu não estou dizendo que a qualidade dos alimentos em si não é importante, pelo contrário, ela deve sim ser avaliada, mas as escolhas não podem se basear apenas nisso.

A alimentação deve ser saudável para o corpo e para a mente!

Qual a importância de se ter uma alimentação saudável?

Gostaria de começar dizendo que o alimento é uma condição essencial para a sustentação da vida. Ou seja, dependemos de nutrientes para que nosso corpo funcione de maneira adequada.

Hipócrates já dizia: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Uma alimentação saudável que fornece vitaminas, minerais e demais nutrientes de maneira equilibrada, está relacionada um melhor funcionamento do organismo, melhor qualidade de vida e prevenção de diversas doenças - principalmente as doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, etc.

Quais os benefícios de uma alimentação saudável?

  • Auxilia no controle do peso
  • Aumenta a disposição
  • Melhora o humor
  • Melhora a imunidade
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Melhora a qualidade do sono
  • Previne de doenças
  • Fortalece dos ossos
  • Regula do funcionamento intestinal

Como ter uma alimentação saudável, o que devo fazer?

Uma alimentação saudável é rica em cores, sabores, texturas e aromas. Você já deve ter lido em vários lugares que para ter uma alimentação saudável devemos ter um prato colorido, comer frutas nos intervalos, evitar as frituras e os industriados...mas quero deixar aqui para você 5 dicas para ter uma alimentação saudável que fogem do senso comum, e vão melhorar não só a qualidade da sua alimentação, como a sua relação com o alimento! Bora lá?

#1 Seja grato pelo alimento

Olhe para o alimento, sinta o cheiro, saboreie devagar e agradeça por ele! Independentemente do que você está comendo, é importante que você aprecie a sua refeição e coma sem culpa. Não é porque na sexta-feira à noite você resolveu comer uma pizza, que você vai comer rápido, sem pensar muito e sentir culpa por pensar que deveria estar comendo uma salada! Se permita comer o que você gosta uma vez ou outra e seja grato por isso!

#2 Mastigue devagar e coma com atenção

Você já parou para pensar quantas vezes você mastiga os alimentos? Umas 5...10 vezes talvez? Na literatura diz que devemos mastigar de 30 a 40 vezes cada garfada. Tudo isso? Tudo isso! Mastigar devagar auxilia no processo da digestão, controle da saciedade e de quebra contribui com a primeira dica: mastigar mais devagar, aproveitar o que está comendo e ser grato por isso.

Dica: Coloque a garfada na boca e apoie os talheres no prato. Só pode pegar no garfo novamente depois de mastigar bem e engolir. Quando ficamos com o garfo na mão vai um atrás do outro e não dá nem tempo de pensar!

#3 Priorize a qualidade e não a quantidade

É muito comum ver as pessoas olhando as tabelas de informação nutricional e contando as kcal dos alimentos. As kcal estão presentes em praticamente todos os alimentos, e sabe o que é mais importante que elas? A qualidade dos alimentos! Eu costumo falar para meus pacientes perguntarem para o que desejam comer: O que você me oferece além de kcal? Tem vitaminas, tem minerais, tem proteínas? O que você come é muito mais importante do que a quantidade que você come.

#4 Respeite os sinais de fome e saciedade do seu corpo

 Nosso corpo é capaz de nos dar sinais de fome e saciedade. Sabe quando a barriga ronca? Isso é fome!  E quando você chega em casa cansado, abre a geladeira, não vê nada interessante, fecha e vai tomar banho? Isso é vontade de comer ou simplesmente hábito!

Da mesma forma algumas vezes sentimos que já estamos com a “barriga cheia” e mesmo assim comemos mais um pouco só porque está gostoso, ou então paramos de comer mesmo sentindo fome porque a porção de carboidratos do almoço são 3 rodelas de batata doce. Em nenhum destes casos você está respeitando seus sinais de saciedade.

Coma com atenção quando sentir fome, e pare de comer quando se sentir satisfeito!

#5 Seja gentil com você e com o seu corpo

Cada ser humano é único. Cada organismo funciona de um jeito e responde de maneira diferente perante a uma situação. Não se compare com ninguém: nem a quantidade que come, nem o tempo que demora para perder peso, nem a velocidade do ganho de massa muscular. Faça o seu melhor, acompanhe a sua evolução, respeite os sinais que seu corpo dá e lembre-se que o mais importante é focar na sua saúde!

Escolha uma dica e comece!

Não se cobre para fazer tudo de uma só vez, mudanças radicais não costumam ser efetivas, então tenha como meta fazer da sua alimentação hoje um pouquinho melhor que a de ontem. Se ontem você contou e viu que só mastiga 5 vezes cada garfada, mastigue 6 vezes hoje, amanhã 7 vezes, e assim por diante. Se você tem dificuldade em controlar a fome e saciedade, comece a prestar mais atenção nisso a partir desta semana. Tire da cabeça aquela ideia de alimentos bons e alimentos ruins, seja grato por tudo que você come.

Uma alimentação saudável não está relacionada apenas a qualidade dos alimentos, mas também a qualidade dos seus sentimentos e pensamentos durante o ato de comer. <3


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você