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Como fazer salada de pote para a semana?

Como fazer salada de pote para a semana?

Quem leva almoço para o trabalho costuma ter dificuldade para levar saladas frescas, como alface e rúcula, por exemplo, pois “estragam” facilmente se estiverem com tempero. Mas hoje, eu trago uma dica ótima para levar as saladas para o trabalho e deixá-las fresquinhas e atrativas: as saladas de pote! Se você tem dúvidas de como fazer salada de pote para a semana, vou te ensinar a preparar a salada no pote e te arrumar uma solução para finalmente consumir mais salada durante a refeição!

Por que comer salada todos os dias?

Muitas pessoas não têm o hábito de comer salada todos os dias, porém muitos são os benefícios de se consumir estes alimentos no nosso dia a dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ingestão mínima de vegetais e frutas, onde está incluso as saladas, são de 400 gramas ao dia. Alguns dos benefícios de se consumir salada são:

  • Consumo de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo
  • Diminuição do risco de desenvolvimento de doenças
  • Maior saciedade
  • Melhoria da saúde e bem-estar

Como montar uma salada de pote?

Passo 1: Você escolhe um pote de vidro com tampa, para não haver o risco de vazar nada. Pode ser pequeno, médio ou grande, depende da sua preferência.

Passo 2: Você precisa montar a sua salada em camadas.

  • A primeira camada é o molho: que vai no fundo do pote. Você pode fazer o molho de sua preferência.
  • A segunda camada da salada no pote são os alimentos mais pesados: Nessa camada também vale colocar alguma proteína animal (frango grelhado, ovo, etc) ou vegetal (grão de bico, cogumelos, ervilha, etc).
  • A terceira camada são as folhas: nesta camada, você pode optar por folhas leves que não pesam tanto como alface lisa, alface crespa, alface roxa, rúcula, agrião, entre outros.

Passo 3: Você ainda pode finalizar com nozes ou castanhas picadas e sementes de gergelim, linhaça e chia.

Passo 4, o mais gostoso: Hora de comer! Na hora de consumir, é só virar o pote no prato e a ordem das camadas fica perfeita, ou simplesmente comer no pote! :)

Mas como preparar salada no pote para a semana toda?

A palavra-chave é organização: tire o sábado ou domingo e faça as saladas para a semana toda. Se feitas da forma correta, elas duram até 5 dias na geladeira.

Algumas dicas para melhor durabilidade:

  • Siga rigorosamente o passo a passo das camadas. Se feitas da forma errada e as folhas entrarem em contato com o molho, por exemplo, vão estragar rápido.
  • Escolha folhas que tenham durabilidade maior. Quando mais grosso o talo da folha, mais ela irá durar. Alface americana, por exemplo, dura mais que alface lisa, então use ela nas saladas que vai consumir mais para o final da semana.
  • Geladeira, claro! Nada de deixar em temperatura ambiente.
  • Nas saladas que vai consumir daqui 3 dias ou mais, não coloque a proteína ou opte por colocar apenas no dia em que for consumir, assim ela não estraga. 
  • Se preferir, higienize os ingredientes que vão na salada de pote e armazene separadamente na geladeira, assim você pode montar sua salada antes de sair de casa de forma mais prática. 
  • Você também pode cozinhar sua proteína (como o peito de frango) e congelar em porções para deixar organizado as proteínas da semana. Daí é só descongelar e finalizar a montagem da sua salada!

O que colocar na salada de pote?

A seguir, algumas opções de molhos, alimentos pesados e folhas, mas você pode se inspirar e colocar na sua salada de pote o que mais gostar ou o que tiver à sua disposição em casa, para esta receita prática e fácil.

1º camada: Molho!

7 Opções de molho para primeira camada da salada de pote

  1. 1 colher de mel + 1 colher de sopa de mostarda + 1 colher de sopa de azeite de oliva
  2. 1 colher de sopa de azeite de oliva + 1 colher de sopa de iogurte natural + raspas de limão + cebolinha picada
  3. 1 colher de sopa de azeite de oliva + 1 colher de sobremesa de suco de limão + manjericão
  4. 1 colher de sopa de suco de limão + 3 colheres de sopa de azeite+ sal e pimenta do reino a gosto + ervas finas desidratadas
  5. 1 colher de sopa de azeite de oliva + 1 colher de sopa de mostarda Dijon + 1 colher de chá de mel
  6. 2 colheres de sopa de azeite + 3 colheres de sopa de limão + 50g de iogurte natural + pimenta do reino a gosto
  7. 3 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de vinagre branco + 2 colheres de sopa de hortelã picada;

Como montar seu próprio molho?

Você também pode montar seu próprio molho, você só precisa de um ingrediente que traga acidez para o molho como: vinagre, limão, suco de laranja ou limão...

Outro ingrediente indispensável é ter um óleo para o molho como: azeite, óleo de linhaça, óleo de gergelim, ou o que tiver a sua disposição.

Não pode faltar temperos frescos, como: alecrim, tomilho, pimenta, manjericão, cebolinha, alho... 

Se quiser pode tornar mais delicioso o seu molho com ingredientes a mais como acrescentar mel, mostarda, iogurte natural, ou até mesmo inventar novos gostos e sabores de sua preferência.

2º camada da salada de pote: alimentos mais pesados!

Confira 7 combinações de alimentos mais pesados:

  • Frango cozido + milho cozido + cenoura em rodelas;
  • Grão de bico + cebola em cubos + tomate em cubos;
  • Cogumelos + pepino em rodelas + trigo integral;
  • Queijo minas + abobrinha cozida + tomate cereja cortados ao meio;
  • Ervilha + beterraba ralada + pepino em rodelas;
  • Grão de bico + rabanete em rodelas + brócolis cozidos + cebola roxa picada;
  • Ovo cozido + tomate picado + cebola em rodelas + cenoura em rodelas;

3º camada da salada de pote: Folhas! 

Você pode escolher uma destas opções:

  • Repolho roxo + alface americana;
  • Rúcula + acelga;
  • Couve + agrião;
  • Alface frise + agrião;
  • Couve + repolho roxo;
  • Alface americana + repolho roxo;
  • Mostarda + escarola;

Quer saber mais? Aprenda como montar uma salada saudável aqui!

IMPORTANTÍSSIMO! Você não quer que sua salada fique murcha ou escureça né? Então não deixe que o molho entre em contato com as folhas.

9 receitas saudáveis, balanceadas e deliciosas de salada de pote

#1 Salada de pote com brócolis

Ingredientes: molho de sua preferência; brócolis cozido, mandioquinha cozida, cenoura ralada e alface americana.

Modo de preparo: cozinhe os brócolis e a mandioquinha, deixe esfriar e em seguida monte sua salada começando pelo molho, depois acrescente os brócolis, a mandioquinha e cenoura e finalize com a alface americana.

#2 Salada de pote com camarão

Ingredientes: molho de sua preferência; camarão, tomate cereja e rúcula.

Modo de preparo: prepare os camarões da forma que preferir, deixe esfriar e em seguida monte sua salada começando pelo molho, depois acrescente os tomates cerejas e finalize com a rúcula;

#3 Salada Caesar no pote

Ingredientes: molho de salada caesar; croutons, frango grelhado e picado, parmesão ralado e alface americana;

Modo de preparo: grelhe e pique o frango, deixe esfriar. Coloque no pote o molho de salada caesar, acrescente o frango picado e a alface americana, coloque o parmesão ralado e os croutons;

#4 Salada Colorida no pote

Ingredientes: molho de sua preferência; milho cozido, cenoura e beterraba ralada, tomate cereja, mix de folhas (alface roxa, agrião e alface americana).

Modo de preparo: cozinhe o milho e corte-o, deixe esfriar. Acrescente o molho, em seguida o milho cozido, a cenoura e beterraba ralada, após o tomate e o mix de folhas.

#5 Salada de pote com quinoa

Ingredientes: molho de sua preferência, quinoa cozida, tomate picado, cebola roxa, pepino picado, tofu, azeitona preta e alface crespa.

Modo de preparo: cozinhe a quinoa, reserve, em seguida acrescente o tomate, pepino e cebola picado, após coloque o tofu a azeitona e a alface crespa.

#6 Salada de pote com macarrão integral

Ingredientes: molho de sua preferência; macarrão integral cozido, tomate picado, cenoura ralada, frango grelhado picado, alface lisa.

Modo de preparo: cozinhe o macarrão e o frango grelhado picado e reserve. Coloque o molho de sua preferência e acrescente o macarrão, o frango, tomate, cenoura ralada e por último a alface lisa. 

#7 Salada de pote crocante

Ingredientes: molho de azeite e mostarda, tomate cereja, croutons, queijo branco, mix de folhas (alface americana, rúcula e alface crespa).

Modo de preparo: adicione o molho, em seguida coloque o tomate cereja, após os croutons, o queijo branco e por último o mix de folhas.

#8 Salada de pote de abobrinha

Ingredientes: molho de sua preferência; abobrinha cozida, alface crespa e acelga picada.

Modo de preparo: cozinhe a abobrinha, deixe esfriar. Em seguida, coloque o molho de sua preferência, a abobrinha cozida e para finalizar a alface crespa com a acelga picada.

#9 Salada de pote de grão de bico

Ingredientes: molho de sua preferência; grão de bico cozido, cenoura ralada, beterraba ralada, repolho picado, tomate picado e alface americana.

Modo de preparo: cozinhe o grão de bico e deixe esfriar. Em seguida, para montar a salada, acrescente o molho de sua preferência, em seguida o grão de bico com cenoura, beterraba, repolho e tomate picado e para finalizar a alface americana.

Estas receitas são só algumas dicas, para você se inspirar e começar a montar a sua salada no pote a partir de hoje!

Já ouviu falar da fruta no pote?

Outra dica para quem não consegue consumir frutas durante o dia, pois não tem espaço para muitas porções de diferentes tipos de fruta, ou pelo fato de não conseguir cortar no trabalho, é a dica simples e prática da fruta no pote!

Para fazer a fruta no pote você pode colocar as frutas que mais gosta juntas! Algumas frutas como a banana, maçã ou abacate que ficam escuras, a opção é colocar junto o suco de uma laranja ou limão para evitar que fiquem com essa coloração.

Gostou das dicas de como fazer salada de pote para a semana? Já faz algumas dessas receitas? Compartilha aqui embaixo suas combinações de salada no pote e frutas no pote, quanto mais criativo melhor!

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
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Estudante apaixonada por minha futura profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

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