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3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

As festas de final de ano estão chegando e aqueles pensamentos de culpa com relação a alimentação começam a aparecer na nossa cabeça. Mas vou te contar uma coisa: sabia que é possível SIM manter uma alimentação saudável durante esse período do ano?! Quer saber como fazer isso? Então, você precisa ler este texto! Confira os 3 truques para manter a sua alimentação saudável nas festas de fim de ano!

O que comer nas festas de fim de ano?

O final de ano é uma época marcada por muitas festividades, reunião de família e é claro, muita comida! Afinal, os banquetes de Natal e Ano Novo são datas que trazem consigo essa referência de fartura para todos. Porém, para você que passou o ano todo em busca de uma alimentação saudável, essa época do ano pode preocupar. Afinal, como conseguir manter esses bons hábitos nas festas? Mas isso é algo que não deve te preocupar! Confira abaixo algumas dicas rápidas para as festas do fim do ano! (E também 3  truques para manter uma alimentação saudável nesta época😉).

O que comer na hora da ceia de Natal e no Ano Novo?

Não é preciso deixar os pratos tradicionais de lado! Isso mesmo, sem neuras, tá bom? A solução é o equilíbrio nas refeições. Se alguma preparação tem muita gordura, os demais alimentos que você consumir podem ser mais leves.

Um exemplo na ceia de Natal: se não tiver como opção as carnes magras (como aves, carne de peru ou peixe) e tiver somente tender ou carnes mais gordurosas, consuma elas com saladas e acompanhamentos mais leves. Quer mais dicas para não exagerar de mais no Natal? Confira então aqui as 11 dicas para você não exagerar no final do ano.

Os 3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano:

#1 Fazer boas escolhas alimentares

O poder da ESCOLHA dos alimentos é muito importante nesta época do ano. Quando você dá preferência aos alimentos mais naturais possíveis, evitando o excesso de industrializados, já está dando o primeiro passo para ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano.

Além disso, outro ponto importante é na hora de montar o seu prato! Querendo ou não isso também é uma escolha que você pode fazer para melhorar a sua alimentação. Uma dica bem prática para isso é sempre lembrar do modelo do prato saudável. Não sabe o que é? Então confira:

Lembre-se deste modelo de prato quando estiver montando o seu prato nas festas de fim de ano. As possíveis substituições poderiam ser:

  • Continue dividindo mentalmente o prato no meio, e coloque metade de saladas e legumes cozidos em geral.
  • No lugar do frango grelhado, você pode colocar uma porção da carne que tiver na ceia, dando preferência por aves, carnes de peru ou chester.
  • No lugar do feijão, você pode optar por saladas de leguminosas como lentilha, grão de bico e feijão branco.
  • Você pode permanecer com o arroz integral ou substituir por farofa de castanhas, arroz à grega ou preparar uma versão diferente, acrescentando cúrcuma e nozes picadas no arroz branco.

#2 Hidratação

Nesta época do ano, por estar viajando, em casa de familiares ou em outros lugares que não é a nossa casa, podemos acabar esquecendo de tomar água e só se lembrar dela quando estamos com sede. E isso não é legal para o nosso corpo, que precisa de água o dia inteiro para o bom funcionamento. Uma dica prática para isso é utilizar aplicativos que agem como despertadores para te lembrar de tomar água ou estipular metas de consumo diário (como por exemplo: 8 copos de água diários, sendo 3 no período da manhã, 3 no período da tarde e 2 no período da noite).

Outra dica é ficar atento à cor do xixi: quando for ao banheiro e perceber que ele está muito amarelado, corra já tomar água! Quando mais clara sua urina estiver, melhor. Mas lembre-se que a quantidade do consumo de água pode variar entre as pessoas, por isso consulte o seu nutricionista.

#3 Carga Glicêmica

Cada alimento tem o que chamamos de Índice Glicêmico (IG) e ele pode ser alto, médio ou baixo. Mas nutri, o que isso significa?? Calma, que vou te explicar. Quando consumimos um alimento com ALTO ÍNDICE GLICÊMICO (como arroz branco, pão branco, farofa, açúcar e doces, por exemplo), o nosso corpo libera grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue adequados. Esse aumento rápido da insulina resolve o problema na hora, mas em seguida faz sua glicose abaixar demais e te dá fome novamente. Ou seja, em poucas horas você já quer comer de novo.

“Mas então não posso comer aquele arroz branco soltinho que adoro na ceia?”. Pode sim! Mas a regra é, mais uma vez, equilíbrio: procure balancear alimentos de alto índice glicêmico com outros de índice menor, como carnes e saladas. Se você seguir o modelo de prato saudável que falei acima vai ter uma refeição mais equilibrada e com uma carga glicêmica moderada.

Se conseguir optar por alimentos que tenham baixo índice glicêmico, melhor ainda! Para saber quais são eles, clique aqui.

Outra dica é investir em alimentos integrais, com fibras, e sempre que puder acrescentar sementes nas preparações como chia, linhaça, gergelim, ... Isso fará com que a carga glicêmica da refeição diminua.

A próxima dica é uma dica bônus! Confira!

Dica Bônus: praticar o Mindful Eating!

Não sabe o que é isso? O mindful eating nada mais é do que você comer com atenção plena e de forma consciente, apreciando a comida e percebendo os sinais do seu corpo. Dessa forma você vai saber identificar se já está satisfeito ou não. Essa prática é muito importante nas festas do final do ano, pois isso irá fazer com que você não exagere na comida e não se sinta mal depois. Quer saber mais sobre o mindful eating e como praticá-lo? Confira aqui.

Quais são os pratos mais saudáveis?

Está em dúvida de como você pode deixar a ceia de Natal mais saudável?

Então leia este texto aqui e confira um cardápio com preparações mais leves para a sua ceia.

Lembre-se que é muito importante você festejar com seus amigos e familiares e não se privar do que gosta só porque acha que precisa comer coisas saudáveis o tempo todo. Ser feliz e curtir as preparações que mais gosta também é saúde, viu? O equilíbrio é a palavra fundamental para uma alimentação adequada, inclusive nessa época de festas do final de ano.

Gostou das dicas? Conta pra mim: qual prato da ceia de Natal ou Ano Novo você mais está ansioso para comer?

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
Janaine Lorenceti Seguir

Nutricionista graduada pela PUCPR, apaixonada por minha profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

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