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Os melhores lanches para levar para a praia (e o que você deve evitar)

Os melhores lanches para levar para a praia (e o que você deve evitar)

Sol a postos, protetor solar na bolsa, guarda-sol em uma mão e cadeira na outra e vamos para a praia!

Se você vai para a areia sem hora pra voltar, acho que faltou um item aí: lanches para não passar fome e não depender das opções caras e nem sempre saudáveis da beira do mar. Está sem ideias? Vem comigo que vou te dar opções práticas e deliciosas de lanches saudáveis para levar para a praia.

Mas antes, recado importante: não esqueça a caixa ou sacola térmica. Ela é importante não só para manter as bebidas geladas, mas principalmente para manter os alimentos na temperatura correta e evitar proliferação de micro-organismos patogênicos, que podem causar uma intoxicação alimentar daquelas e acabar com suas férias.

O que levar de lanche para a praia?

Se você vai passar o dia todo na beira do mar, vai precisar levar lanches para petiscar e almoçar. Às vezes a vontade vai ser de doce, em outras de salgado. Então vou separar as dicas nesses dois tópicos:

Lanches salgados para levar para a praia

#1 Amendoim e castanha de caju

Dois clássicos! Mas leve de casa pra garantir maior segurança. Prefira as versões naturais, sem sal. Ou então compre dos dois tipos: com sal e sem, e então misture os dois em um pote só. Assim você reduz o teor de sal na porção total.

#2 Vegetais

Cenoura e pepino em tiras e tomate cereja são opções excelentes! Saudáveis, duram bastante e ainda trazem um monte de vitaminas e minerais!

#3 Pipoca

Sim, pipoca! Nunca pensou nessa, hein? Prepare pipoca de panela, com um pouco de óleo e sal, e leve para comer a praia. Saudável e rica em fibras, vai te saciar por um bom tempo. Se quiser dar um toque diferente, tempere com ervas secas, como alecrim ou tomilho.

#4 Milho cozido

Ao invés de comprar milho cozido na praia, que é caro e você não sabe a procedência, leve de casa. Cozinhe no dia anterior ou logo cedo, tempere com sal e pronto.

#5 Chips de vegetais

Batata doce, cenoura, abóbora e inhame viram chips se forem fatiados bem finos e assados. Tempere com as ervas que preferir.

#6 Sanduíches naturais

Podem ser uma boa opção, especialmente para almoçar na praia. Mas como fazer sanduíche natural para levar pra a praia? O segredo está em escolher os ingredientes que resistem melhor fora da geladeira (mas dentro da caixa/sacola térmica). Cenoura ralada, frango desfiado, molho pesto, tomate e pepino formam uma boa combinação. No lugar da maionese, regue o pão com azeite de oliva.

Lanches doces para levar para a praia

#1 Frutas in natura

Claro que esse é o primeiro item da lista. São leves, hidratam e você ainda garante bons nutrientes. Aproveite as frutas do verão, como ameixa, melancia, uva, abacaxi, pêssego e manga.

#2 Frutas secas

Se não der para levar as frutas in natura, parta para as secas. Ocupam pouco espaço na bolsa e duram muito! Uva passa, chips de coco, damasco, ameixa e manga e maçã desidratadas. Você encontra facilmente essas e outras opções em lojas de produtos naturais. Só preste atenção para não comprar as versões com açúcar, ok?

#3 Barra de cereal

Existem infinitas opções no mercado, mas nem todas são boas. Na verdade, a maior parte tem muito açúcar e pouca fibra. Dá uma olhada aqui que tem uma receita de barra de cereal caseira sensacional!

#4 Chocolate amargo

Por que não? Escolha as versões com 70% cacau ou mais. No calor ele pode derreter, então, mais uma vez: só dentro da sacola/bolsa térmica, combinado?

O que evitar nos lanches para a praia?

Aqui, a maior preocupação é com a segurança dos alimentos. Evite a todo custo presunto e outros embutidos, laticínios, preparações com ovos crus e carnes malpassadas. Se for comer em algum restaurante na beira da praia, muito cuidado: avalie a higiene do local e pergunte a procedência e tempo de preparo dos alimentos.

E claro, prefira alimentos in natura do que ultraprocessados. Você cuidou da alimentação o ano todo, não vai relaxar agora, não é?

Hidratação na praia

Tão importante quanto os lanches saudáveis para levar para a praia é hidratar-se! Leve água, sucos naturais ou água de coco. Uma boa dica é levar garrafinhas de água congeladas na sua sacola térmica. O gelo vai ajudar a manter a temperatura dos outros alimentos e você vai ter água gelada para beber por mais tempo. Vale fazer isso com sucos também.

Agora sim, tudo pronto! Boa praia!

 

 

 

 

 

Clube da Energié
Natali Carol Fritzen
Natali Carol Fritzen Seguir

Nutricionista e coordenadora técnica da Energié Nutrição. Luto por um mundo com mais comida de verdade e com menos modismos e restrições desnecessárias. Entendo que uma boa alimentação é aquela que faz bem para o corpo e para a alma!

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