Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os melhores lanches para levar para a praia (e o que você deve evitar)

Os melhores lanches para levar para a praia (e o que você deve evitar)
Natali Carol Fritzen
dez. 27 - 5 min de leitura
000

Sol a postos, protetor solar na bolsa, guarda-sol em uma mão e cadeira na outra e vamos para a praia!

Se você vai para a areia sem hora pra voltar, acho que faltou um item aí: lanches para não passar fome e não depender das opções caras e nem sempre saudáveis da beira do mar. Está sem ideias? Vem comigo que vou te dar opções práticas e deliciosas de lanches saudáveis para levar para a praia.

Mas antes, recado importante: não esqueça a caixa ou sacola térmica. Ela é importante não só para manter as bebidas geladas, mas principalmente para manter os alimentos na temperatura correta e evitar proliferação de micro-organismos patogênicos, que podem causar uma intoxicação alimentar daquelas e acabar com suas férias.

O que levar de lanche para a praia?

Se você vai passar o dia todo na beira do mar, vai precisar levar lanches para petiscar e almoçar. Às vezes a vontade vai ser de doce, em outras de salgado. Então vou separar as dicas nesses dois tópicos:

Lanches salgados para levar para a praia

#1 Amendoim e castanha de caju

Dois clássicos! Mas leve de casa pra garantir maior segurança. Prefira as versões naturais, sem sal. Ou então compre dos dois tipos: com sal e sem, e então misture os dois em um pote só. Assim você reduz o teor de sal na porção total.

#2 Vegetais

Cenoura e pepino em tiras e tomate cereja são opções excelentes! Saudáveis, duram bastante e ainda trazem um monte de vitaminas e minerais!

#3 Pipoca

Sim, pipoca! Nunca pensou nessa, hein? Prepare pipoca de panela, com um pouco de óleo e sal, e leve para comer a praia. Saudável e rica em fibras, vai te saciar por um bom tempo. Se quiser dar um toque diferente, tempere com ervas secas, como alecrim ou tomilho.

#4 Milho cozido

Ao invés de comprar milho cozido na praia, que é caro e você não sabe a procedência, leve de casa. Cozinhe no dia anterior ou logo cedo, tempere com sal e pronto.

#5 Chips de vegetais

Batata doce, cenoura, abóbora e inhame viram chips se forem fatiados bem finos e assados. Tempere com as ervas que preferir.

#6 Sanduíches naturais

Podem ser uma boa opção, especialmente para almoçar na praia. Mas como fazer sanduíche natural para levar pra a praia? O segredo está em escolher os ingredientes que resistem melhor fora da geladeira (mas dentro da caixa/sacola térmica). Cenoura ralada, frango desfiado, molho pesto, tomate e pepino formam uma boa combinação. No lugar da maionese, regue o pão com azeite de oliva.

Lanches doces para levar para a praia

#1 Frutas in natura

Claro que esse é o primeiro item da lista. São leves, hidratam e você ainda garante bons nutrientes. Aproveite as frutas do verão, como ameixa, melancia, uva, abacaxi, pêssego e manga.

#2 Frutas secas

Se não der para levar as frutas in natura, parta para as secas. Ocupam pouco espaço na bolsa e duram muito! Uva passa, chips de coco, damasco, ameixa e manga e maçã desidratadas. Você encontra facilmente essas e outras opções em lojas de produtos naturais. Só preste atenção para não comprar as versões com açúcar, ok?

#3 Barra de cereal

Existem infinitas opções no mercado, mas nem todas são boas. Na verdade, a maior parte tem muito açúcar e pouca fibra. Dá uma olhada aqui que tem uma receita de barra de cereal caseira sensacional!

#4 Chocolate amargo

Por que não? Escolha as versões com 70% cacau ou mais. No calor ele pode derreter, então, mais uma vez: só dentro da sacola/bolsa térmica, combinado?

O que evitar nos lanches para a praia?

Aqui, a maior preocupação é com a segurança dos alimentos. Evite a todo custo presunto e outros embutidos, laticínios, preparações com ovos crus e carnes malpassadas. Se for comer em algum restaurante na beira da praia, muito cuidado: avalie a higiene do local e pergunte a procedência e tempo de preparo dos alimentos.

E claro, prefira alimentos in natura do que ultraprocessados. Você cuidou da alimentação o ano todo, não vai relaxar agora, não é?

Hidratação na praia

Tão importante quanto os lanches saudáveis para levar para a praia é hidratar-se! Leve água, sucos naturais ou água de coco. Uma boa dica é levar garrafinhas de água congeladas na sua sacola térmica. O gelo vai ajudar a manter a temperatura dos outros alimentos e você vai ter água gelada para beber por mais tempo. Vale fazer isso com sucos também.

Agora sim, tudo pronto! Boa praia!

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você