[ editar artigo]

Não faça dieta, Reeduque! 6 motivos porque as dietas não dão certo!

Não faça dieta, Reeduque! 6 motivos porque as dietas não dão certo!

Conta pra mim, quantas dietas você já fez na sua vida? E os resultados, você conseguiu manter? A resposta para essa pergunta, na grande maioria, vai ser não. Segundo dados científicos, cerca de 95% das pessoas que fazem dieta ganham todo o peso perdido novamente após parar com a dieta! Pois é... hoje vou te contar porque as dietas não dão certo!

Ser saudável é igual a viver de dieta?

Toda vez que eu leio algo sobre “alimentação saudável” logo vejo algo relacionado à algum tipo de dieta da moda. É como se só fosse possível ser saudável, se tivéssemos que fazer uma série de restrições alimentares e tivéssemos que abrir mão de comer alimentos que gostamos no dia a dia, ou seja, que chato isso, não é?

Para algumas pessoas ser saudável significa:

  • cortar calorias
  • deixar de comer o que gosta
  • comer comida “sem graça”
  • ou passar fome.

Quer uma notícia boa? Não é nada disso! E vamos combinar uma coisa: ninguém gosta de fazer dieta, concorda?

E eu só te peço uma coisa: Não transforme a sua vida inteira numa dieta!

Isso está muito longe de ser uma escolha saudável e você vai entender já já o porquê.

O que acontece é que, a maioria das pessoas, acabam recorrendo à adesão de algum tipo de dieta da moda, muitas vezes pressionadas por padrões estéticos, do que pela própria saúde, e é aí onde mora o perigo. Principalmente para quem busca o emagrecimento, as dietas são vistas como uma promessa de perda de peso rápida e fácil, tipo quase um milagre, sabe?

O termo “dieta” está popularmente associado à ideia de um regime alimentar restritivo, normalmente de baixas calorias ou com restrições de grupos de alimentos. Essas dietas são desbalanceadas nutricionalmente e, muitas vezes, não possuem fundamentos científicos, ou seja, não há comprovações específicas em relação aos seus resultados.

6 motivos porque as dietas não dão certo! O último é o mais importante!

Motivo 1: Fazer dieta restritiva pode te fazer perder massa muscular!

Fazer algum tipo de dieta radical, pode proporcionar a perda de peso sim, mas a perda é de músculo, e isso não significa que é um emagrecimento saudável.

Motivo 2: Dieta restritiva pode deixar o seu metabolismo mais lento!

Se você perde massa muscular, automaticamente seu metabolismo fica mais lento, pois a massa muscular interfere diretamente na nossa taxa de metabolismo basal (quanto o nosso corpo queima em calorias mesmo em repouso), ou seja, quanto menos músculos nós temos, menos calorias nós gastamos! Então, quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça.

Motivo 3: Dieta restritiva favorece o reganho de peso (efeito sanfona)!

Uma vez que seu metabolismo fica mais lento em função da perda de massa muscular, as chances de você ganhar peso mesmo comendo pouco são grandes e você não quer isso, né?
Em média, 95% das pessoas que fazem dietas restritivas emagrecem no começo e depois voltam ao peso inicial, ou mais, dentro de um período de 6 meses a 2 anos.

Motivo 4: Dieta restritiva te deixa com sinais e sintomas que você provavelmente quer evitar!

Dietas restritivas levam à deficiência de alguns nutrientes importantes, gerando sinais e sintomas como: fraqueza, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, queda de cabelo, unhas fracas, e até desmaios.

Motivo 5: Dieta restritiva aumenta a ansiedade, fome e pode aumentar as chances de você desenvolver uma compulsão alimentar!

Depois de tanta restrição, você irá querer comer tudo que deixou de comer durante o período de dietas, e provavelmente, em porções exageradas, te levando ao abandono da dieta milagrosa.

Motivo 6, o mais importante: Fazer dieta restritiva não irá mudar os seus hábitos!

Você consegue perceber que existe um ciclo vicioso das dietas?

Será que vale a pena prejudicar tanto assim a sua saúde?

Você consegue se imaginar por mais quanto tempo nesse ciclo vicioso? O fato é que não adianta recorrer a esses tipos de estratégias radicais, pois você não irá conseguir viver para sempre com todas essas restrições. Fazer qualquer tipo de dieta, não te fará mudar os seus hábitos de vida e de alimentação.

Talvez na primeira refeição em que você comer fora do que foi “proposto na dieta”, você desanime ou sinta algum tipo de frustração.

Para você é tudo ou nada?

Você já teve esse pensamento sobre sua alimentação? Ou você se alimenta sempre bem e de maneira saudável ou você não come nada saudável e enfia o pé na jaca em todas as refeições?

Olha, não precisa ser assim “ou 8 ou 80”, ou segue dieta ou não segue dieta, ou é saudável ou não é saudável.

Você pode comer de tudo e mesmo assim ser saudável, tudo depende da sua rotina como um todo, das suas escolhas na maior parte do tempo.

Por isso diga não ao terrorismo nutricional, fuja de dietas restritivas, saia de uma vez por todas desse ciclo vicioso!

Tenha paciência e persistência! Cuide de você e do seu corpo. Aprenda a fazer escolhas mais saudáveis através da reeducação alimentar.

Não faça dieta, reeduque!

A reeducação alimentar é o caminho para o emagrecimento saudável e duradouro!

Ela deve feita gradualmente e sem data para terminar, pois é para toda a vida! E por este motivo, você precisa e deve fazer as pazes com a comida!

Não podemos considerar que um determinado alimento ou bebida emagrece ou engorda. Tudo depende de como você distribui os alimentos ao longo do seu dia-a-dia, durante toda sua vida.

2 dicas simples para você começar a implementar a reeducação alimentar AGORA:

  • Quanto mais você optar por alimentos in natura, melhor!
  • Evite todos os produtos industrializados, mas isso não significa que você não pode comer eventualmente algo que goste muito.

A reeducação alimentar deve ser baseada na alimentação saudável, sem restrições severas ou corte de grupos alimentares, ela deve mudar efetivamente o seu estilo de vida.

Reeducar a alimentação tem a ver com mudanças de hábitos e não com dietas restritivas. Afinal, você pode emagrecer comendo chocolate todos os dias, por exemplo, ou ter dificuldades com o processo de emagrecimento mesmo sem comer chocolate há semanas.

Uma coisa eu te adianto, é preciso que você esteja realmente muito focado com o seu objetivo e com esse propósito de melhorar a alimentação, através da reeducação alimentar. Vai precisar separar um tempo para se organizar e se planejar, pois não conquistamos nada de uma hora para outra.

Como eu disse anteriormente, você não pode transformar a sua vida inteira numa dieta. Algumas pessoas consideram finais de semana, feriados, períodos de férias ou viagens como os principais sabotadores da dieta. Mas vem cá, será que não é você que acaba se sabotando nessas situações todas?

Tenha o hábito de comer de maneira consciente e prestando mais atenção aos alimentos que consome, e claro, tenha paciência! Aos poucos você irá conseguir mudar gradativamente os seus hábitos alimentares. 👏

O Clube da Energié vai te ajudar na sua reeducação alimentar!

O Clube da Energié é a mais nova rede social para você e todas as pessoas que desejam ter mais informações de qualidade sobre alimentação e nutrição.

Lembre-se que você é o único responsável por suas escolhas. Invista em você e na sua saúde!

Não tenha pressa, estabeleça sempre novas metas, domine suas emoções, ou seja, evita comer para aliviar sentimentos como ansiedade ou estresse, confie em você e mantenha sempre atitudes positivas para manter sua reeducação alimentar.

Nos acompanhe sempre por aqui e confira muitas dicas para ter uma alimentação saudável, sem neura e de maneira descomplicada.

E para te ajudar a dar um start, confira essas 7 dicas para você iniciar a sua reeducação alimentar neste artigo: 7 dicas para você iniciar a sua reeducação alimentar ainda esse ano!

Com essas dicas, o processo de reeducação alimentar se tornará muito mais leve, feliz e eficiente!

Agora que você já descobriu 6 motivos porque as dietas não dão certo, eu quero saber: está pronto para começar sua reeducação alimentar? Comenta aí para eu poder te acompanhar! 😊

Até breve, Mirelli.

Clube da Energié
Mirelli Dantas Andrade
Mirelli Dantas Andrade Seguir

Olá =) Meu nome é Mirelli e será incrível compartilhar conteúdos incríveis no Clube da Energié! Sou apaixonada pela nutrição e tudo que envolve saúde e bem-estar. Vou te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz! Nos acompanhe sempre!

Ler matéria completa
Indicados para você