[ editar artigo]

Dieta TLC: o que é e como ela funciona?

Dieta TLC: o que é e como ela funciona?

Você já ouviu falar da dieta TLC? Não?! Originada nos Estados Unidos, a dieta TLC (Therapeutic Lifestyle Changes, traduzida para o português: Mudanças Terapêuticas de Estilo de Vida) é uma dieta que visa alimentação saudável, atividades física e controle de peso que tem como objetivo prevenir doenças do coração. Quer saber como funciona? Então, continue lendo o texto para saber mais! 😊

O que é a dieta TLC?

A dieta TLC (Therapeutic Lifestyle Changes, traduzida para o português: Mudanças Terapêuticas de Estilo de Vida), foi criada pelo National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI), nos Estados Unidos que visa um conjunto de recomendações para alimentação saudável, atividade física e controle de peso, a fim de prevenir doenças do coração.

Você está com o Colesterol alto?? Então, preste atenção nesta dieta!

O principal objetivo desta dieta é o combate ao colesterol alto, preferencialmente o LDL (famoso colesterol ruim), tendo em vista a prevenção das doenças cardiovasculares.

Se liga na dica: antes de sair falando mal do colesterol, lembre-se que ele é essencial para o funcionamento pleno do seu funcionamento tá bom? Porém, o excesso que é prejudicial a nossa saúde.

Nutri, esta dieta é difícil de seguir?

A TLC por ser uma dieta bem flexível, que permite o consumo de vários alimentos, se torna uma dieta tranquila para ser seguida, sem extremismos, sem exageros em nada. Porém, nada se compara a mudança de hábito com uma bela reeducação alimentar não é mesmo? Quer saber mais como prolongar uma alimentação saudável sem ficar sofrendo com a neura das dietas? Então, você precisa ler este próximo artigo aqui, com o passo a passo para uma reeducação alimentar de sucesso.

Agora, vamos a diante para saber como funciona a dieta TLC!

Como fazer a dieta TLC?

Para seguir a dieta TLC, é importante que você busque um nutricionista próximo a você que te ajude a seguir esta dieta de acordo com a sua individualidade, este profissional da saúde irá fazer um plano alimentar individualizado para você. As principais recomendações da dieta TLC são:

  • Consumir no máximo 200mg/ dia de colesterol com alimentos da dieta;
  • Consumir até 7% do valor calórico total de gordura saturada;
  • Diminuir o consumo de gordura saturada: este tipo de gordura está presente em carne vermelha, banha de porco, bacon, óleo de coco, manteiga, queijos (principalmente os amarelos), ovos e leite e derivados integrais.
  • Diminuir o consumo de gordura trans: este tipo de gordura está presente em alimentos industrializados, normalmente identificado na lista de ingredientes como: gordura vegetal hidrogenada, por isso sempre olhe os rótulos dos produtos. Você sabe ler rótulos? Tem dúvidas? Então você precisa ler este texto aqui que explica sobre leitura de rótulos.
  • Priorizar o consumo de ácidos graxos insaturados: que estão presentes no abacate, peixes, azeite de oliva e oleaginosas (como nozes, castanha do Pará, castanha de caju e amendoim).
  • O objetivo da dieta TLC é o consumo de até 35% de gordura total da dieta, aumentando a quantidade de gordura que consumimos, diminuindo assim, o consumo de carboidratos, o que pode ser útil na diminuição dos níveis sanguíneos de triglicerídeos e aumento dos níveis de colesterol HDL (o famoso colesterol bom).

Alimentos permitidos na dieta TLC

Abaixo, uma lista dos alimentos permitidos na dieta TCL, e os benefícios desses alimentos:

  • Fibra solúvel: como aveia, cevada, linhaça, maçã, banana, lentilha, feijão soja, são alguns exemplos.
  • Fitoesteróis: frutas, vegetais, óleos vegetais, cereais integrais, leguminosas.
  • Cereais integrais: alguns exemplos são: pão integral, arroz integral e macarrão integral.
  • Vegetais: principalmente os verdes escuros como rúcula, couve e agrião.
  • Leguminosas: feijões, lentilhas e ervilhas.
  • Frutas: em geral, banana, maçã, laranja, mamão, morango, a fruta que preferir.
  • Derivados de leite: leite e iogurtes desnatados, creme azedo, queijos com baixo teor de gordura como ricota e cottage.
  • Carne vermelha e ovos: a recomendação destes alimentos é de consumir uma a duas vezes por semana. Sobre a carne bovina, dar preferência por cortes magros como músculo, patinho, alcatra.
  • Aves e peixes: prefira estes alimentos com preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
  • Oleaginosas: nozes e castanhas;
  • Óleos e outras gorduras: dê preferência para o azeite de oliva, pois ele é rico em um ácido graxo monoinsaturado, trazendo benefícios para a saúde.

Alimentos evitados na dieta TLC:

  • Gordura saturada: este tipo de gordura está presente em alimentos que são de origem animal como: carne vermelha, banha de porco, bacon, óleo de coco, manteiga, queijos (principalmente os amarelos), ovos e leite e derivados integrais.
  • Gordura trans: gordura que é muito utilizada pela indústria alimentícia, é encontrada em diversos produtos industrializados, sempre identificamos a presença de gordura trans nos produtos quando há o ingrediente ‘’gordura vegetal hidrogenada’’.
  • Açúcar;
  • Excesso de bebida alcoólica;
  • Molhos prontos;
  • Alimentos ultraprocessados.

Quais os benefícios e malefícios da dieta TLC?

Os benefícios dessa dieta é que, colocar em prática esta alimentação saudável associada a atividade física, resulta no controle do peso e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Os estudos sobre a dieta TLC são poucos para tirarmos conclusões antecipadas, pois não há malefícios relatados por estes estudos suficientes que mostram os malefícios.

Por isso, seguir no dia a dia um cardápio variado e colorido, juntamente com atividade física é essencial para o controle do colesterol e triglicerídeos, que acabam impactando nossa saúde. Para mudança de hábito é necessário perseverança e não desistir. Por isso, consulte seu nutricionista, para verificar se há necessidade de você fazer esta dieta.

Você já conhecia está dieta? Alguém que você conhece já realizou este tipo de dieta? Comente aqui embaixo e compartilhe a sua experiência comigo 😊.

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
Janaine Lorenceti Seguir

Nutricionista graduada pela PUCPR, apaixonada por minha profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

Ler matéria completa
Indicados para você