Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 motivos que aumentam a vontade de comer doce e o que fazer para reduzi-la!

5 motivos que aumentam a vontade de comer doce e o que fazer para reduzi-la!
Giana Maistro Ross Toledo
out. 2 - 4 min de leitura
010

Você é daquelas pessoas que precisa comer um doce todos os dias depois do almoço e do jantar? Qual a explicação para sentir tanta vontade de comer doce?

O que causa a vontade de comer doce?

Não se sabe exatamente quais são os fatores que causam a compulsão por doces.

Alguns estudos sugerem que a redução da glicemia estimule a fome. Isso pode explicar o desejo incontrolável por doces, que são uma fonte energética pronta e rápida.

O desejo de comer doces pode ser causado também pelo stress, ansiedade ou nervosismo do dia a dia.

Outro motivo tem relação com o consumo excessivo de açúcar, que libera muita dopamina no cérebro, fazendo com que você sinta cada vez mais vontade de comer doces e produtos com açúcar.

Como diminuir essa enorme vontade de comer doce, nutri?

O primeiro passo para vencer essa batalha, é tentar descobrir a causa ou o motivo de sentir tanta necessidade de comer doce.

Vou listar algumas possíveis causas e vou dar algumas dicas de como resolvê-las.

#1 Vício em açúcar

Estudos mostram que o açúcar pode ser tão viciante quanto o álcool, o cigarro e as drogas.

A ingestão de açúcar aumenta a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro e consequentemente melhora o humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona até mesmo como uma automedicação.

Cortar o açúcar de vez é a alternativa mais óbvia entre os que buscam saber como controlar a vontade de comer doce. Mas cuidado!! O radicalismo pode levar ao descontrole. A moderação sempre é o melhor caminho.

Como melhorar?

A melhor maneira de reduzir o consumo, é mudar o paladar. Sabemos que as papilas gustativas são renovadas a cada 10/12 dias, então que tal modificar os hábitos neste período? Depois tudo será mais fácil!

#2 Deficiências Nutricionais

O desejo aumentado por doces também pode estar relacionado a deficiências nutricionais, principalmente de magnésio, cromo e vitaminas do complexo B.

Como melhorar?

Aumente o consumo de magnésio (grão de bico, castanhas, amendoim e gergelim) e de cromo: ovos, grãos integrais (aveia/linhaça e chia), leite e derivados e carnes.

#3 Baixo consumo de proteína e gorduras boas

A alimentação pobre em proteína e gordura faz com que aumente a sensação de fome e consequentemente, cresça a vontade de comer doce e “beliscar” o tempo todo.

Como mudar?

Preste atenção nas suas refeições para que tenham sempre fontes de gorduras saudáveis (azeite, abacate e castanhas) e fontes de proteínas (ovo, peixe e carnes magras), assim você se sentirá sempre saciada.

#4 Ansiedade

Com a correria do dia a dia, é comum o aumento da ansiedade e estresse, mas com certeza não será comendo doces que os problemas se resolverão. Pelo contrário, só tende a piorar.

Como melhorar?

Que tal fazer uma atividade física, experimentar uma meditação ou uma terapia? São alternativas muito mais saudáveis e que irão melhorar seu estilo de vida.

#5 TPM

Durante esse período, há uma queda nos níveis de serotonina, provocando alteração de humor e aumento da vontade de comer doces.

Como melhorar?

Para fugir da tentação, invista nos alimentos fontes de triptofano, aminoácido que é precursor da serotonina, como:

  • Aveia
  • Banana
  • Canela
  • Grãos integrais
  • Castanha do Pará

Você pode SIM comer doce!

Mais importante do que focar em como controlar a vontade de comer doce, é saber que você tem o direito de comer doce quando quiser, desde que de forma CONSCIENTE: mastigando devagar, sentindo o sabor e comendo com moderação e sem culpa!

Que tal tentar praticar a alimentação consciente? Aprenda como!

E agora me conta, você sente muita vontade de comer doce? Qual dos motivos você acredita ser o causador dessa vontade? 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você