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Benefícios da Pipoca: uma opção deliciosa de lanche saudável!

Benefícios da Pipoca: uma opção deliciosa de lanche saudável!

O friozinho demorou mas chegou e junto com ele vem a combinação perfeita: filme e pipoca!

Mas será que a pipoca é uma boa opção de lanche saudável? Leia esse artigo e descubra quais são os benefícios da pipoca!

Mas de onde vem a pipoca?

A pipoca vem do milho, que faz parte do grupo dos cereais, é rico em carboidratos, tem uma pequena quantidade de proteínas, e na casca estão presentes as fibras, vitaminas e minerais!

Há vários tipos de milho, e nem todos viram pipoca:

  • Milho doce: é aquele milho tipo espiga que você encontra nas festas juninas ou na praia. Ele tem maior quantidade de amido macio e não estoura virando pipoca!
  • Milho de pipoca amarelo: é o tipo mais comum, tem uma casquinha dura e no seu interior o amido é mais suave. Ele estoura virando pipoca quando aquecido e é dividido em dois tipos, o Butterfly que quando estoura tem a aparência de uma borboleta, e o Mushroom que parece um floco redondo;
  • Milho de pipoca branco: esse é parecido com o milho tipo canjica e a diferença é que quando estoura a aparência da pipoca é branca;
  • Milho de pipoca azul: conhecido como Midnight Blue ao estourar o resultado é uma pipoca com tamanho pequeno, mais dura e doce que o comum, mas com uma crocância agradável;
  • Milho de pipoca vermelho: conhecido como Ruby Red tem aparência avermelhada e fica pronto rapidinho, não deixa restos de casquinhas na panela;
  • Milho de pipoca colorido: é uma mistura dos diferentes milhos apresentados anteriormente (amarelo, azul, branco e vermelho).

E quais os benefícios da pipoca, nutri?

A pipoca tem vários nutrientes, listei abaixo alguns deles e seus benefícios:

  • Fibras: estão presentes na casca da pipoca (naquela parte mais escura), são importantes para o funcionamento do intestino, inibem a absorção do colesterol, auxiliam na saciedade e contribuem para o controle da glicemia (açúcar no sangue).
  • Vitaminas: Vitamina E, B1e B2 (combatem os radicais livres e o envelhecimento, são importantes para o fortalecimento da memória);        
  • Minerais: cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio e fósforo (importantes para o fortalecimento dos ossos);
  • Zeaxantina e Luteína: são antioxidantes benéficos para a visão, prevenindo catarada e risco de desenvolver tumores;
  • Polifenóis e Carotenóides: antioxidantes que atuam na prevenção de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares;

E qual a diferença entre a pipoca de panela e a pipoca de micro-ondas?

A diferença é que a pipoca de micro-ondas contém grande quantidade de sódio, gordura, aditivos químicos e realçadores de sabor, portanto não são indicadas!

E quanto à pipoca de panela, vale a pena ressaltar que devemos prestar atenção no modo de preparo para que ela seja considerada saudável!

 A manteiga e a margarina, quando utilizadas no preparo da pipoca, por exemplo, passam por um processo de saturação com mais facilidade em relação ao óleo, resultando em grande quantidade de gorduras saturadas e aumento de calorias, o que pode levar ao aumento do LDL (colesterol ruim) e redução do HDL (colesterol bom)!

Já em relação ao tempero da pipoca, o alerta vai para a quantidade de sal e temperos prontos utilizados, pois não são saudáveis pelo fato de conter grande quantidade de sódio, o que pode resultar em aumento da pressão arterial, retenção de líquido e problemas renais.

Então como faço para preparar uma pipoca saudável nutri?

Para fazer uma pipoca saudável siga essas dicas:

  • Você pode começar colocando pouca quantidade de óleo na panela e aquecendo bem, depois adicionar o milho pois assim ele estoura mais rápido!
  • Outra alternativa é fazer no micro-ondas utilizando saquinhos de pão, com o mesmo princípio dos saquinhos convencionais de pipoca de micro-ondas! Você pode incluir os grãos de pipoca no interior do saco, retirando todo o ar, e realizar dobras para fechar bem o pacote. Após a redução da intensidade dos estouros dos grãos de pipoca você pode abrir com cuidado para a saída do vapor.
  • Utilize sal com moderação, evite temperos industrializados, de preferência aos temperos naturais: açafrão, orégano, ervas naturais, etc.

Clique aqui e confira uma receita deliciosa de pipoca:

Link do blog: Pipoca é carboidrato, carboidrato do bem!

Então posso consumir pipoca todos os dias nutri?

Dentro de uma dieta equilibrada, e seguindo todas as dicas com atenção especial ao modo de preparo da pipoca, não há problema em consumir diariamente! Mas lembre-se: uma alimentação saudável deve ser variada, por isso intercale a pipoca com outras fontes de carboidratos saudáveis.

A pipoca é uma alternativa de lanche saudável quando comparada a salgadinhos industrializados por exemplo, pois consumindo uma porção de 25g (1 xícara) preparada com pouco óleo, você estará ingerindo 125kcal, 14g de carboidratos, e 2,7g de fibras!

 Agora que você já sabe que a pipoca é uma ótima alternativa de lanche saudável me conte, você costuma consumir pipoca com que frequência?

Clube da Energié
Taís Milene Calvetti
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Nutricionista formada pela UFPR, cursou Residência Multiprofissional em Nutrição Clínica, eixo oncologia e hematologia no HC-UFPR, Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE, e Nutricionista Clínica Funcional pela VP.

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