[ editar artigo]

5 motivos para consumir alimentos orgânicos (e como não pagar caro por eles!)

5 motivos para consumir alimentos orgânicos (e como não pagar caro por eles!)

Você tem o costume de consumir alimentos orgânicos? Não?! Que eles são uma opção bem mais saudável do que aqueles produzidos com agrotóxicos, quase todo mundo sabe! Mas você sabe o porquê?

5 motivos para consumir alimentos orgânicos

1. São mais saborosos!

Compre um alimento nas duas versões: orgânico e convencional e prove os dois separadamente. Aposto que você vai entender o que estou falando. O orgânico tem o sabor real do alimento, é muito mais gostoso!

2. Têm (comprovadamente!) mais nutrientes

Principalmente vitaminas e minerais antioxidantes, que são aqueles que ajudam a retardar o envelhecimento, por exemplo. Interessante, não?

3. A agricultura convencional utiliza agrotóxicos

E eles são péssimos para o meio ambiente: contaminam o solo e poluem rios e lagos.

4. Alimentos orgânicos geram incentivo a produtores menores

Sabia que 70% da produção orgânica do Brasil é realizada através de agricultura familiar? Comprando orgânicos você ajuda esses pequenos agricultores a continuar produzindo cada vez mais!

5. Mais orgânicos, mais saúde

Por não terem agrotóxicos e fertilizantes, não causam problemas de saúde como alergias, infertilidade e distúrbios hormonais.

Mas aí você vai dizer “ahh, mas os orgânicos são muito mais caros!”

Concordo, em partes.

Muitas vezes as frutas e hortaliças orgânicas custam mais, mas não é tanto assim quando pensamos nos benefícios para a saúde, não acha?

Além de que, quanto mais busca por orgânicos tiver, mais o preço vai abaixar.

E entra aí a importância de pesquisar o preço: orgânicos comprados no mercado são, em geral, mais caros do que os comprados em feiras, sabia? Isso porque nas feiras você compra direto do produtor e não paga a mais pelo lucro dos mercados.

Tem feira orgânica na sua cidade?

Eu moro em Curitiba e aqui, felizmente, tem várias! O site da prefeitura tem uma lista com todas, vou deixar aqui para quem quiser!

Comente aí embaixo se souber de feiras orgânicas na sua cidade para ajudar quem está procurando! :)

Ah, e se ainda assim pesar muito no bolso consumir só orgânicos, priorize aqueles que são os campeões em quantidade de agrotóxicos: pimentão, morango, pepino, alface e cenoura estão no top 5. Nesse link tem a tabela completa!

 

Clube da Energié
Natali Carol Fritzen
Natali Carol Fritzen Seguir

Nutricionista e coordenadora técnica da Energié Nutrição. Luto por um mundo com mais comida de verdade e com menos modismos e restrições desnecessárias. Entendo que uma boa alimentação é aquela que faz bem para o corpo e para a alma!

Ler matéria completa
Indicados para você