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3 dicas para ter uma ceia de Natal saudável

3 dicas para ter uma ceia de Natal saudável

O Natal está batendo na porta e todo ano é a mesma coisa: família reunida, presentes embaixo da árvore e mesa farta (ainda bem!). Ainda bem? Para algumas pessoas, a mesa cheia de comidas pode ser um tormento ao invés provocar alegria e gratidão pela refeição deliciosa em família.

Para essas pessoas, a ceia de Natal, junto com todos os dias de rotina alimentar diferente que se seguem, são dias de culpa por estarem comendo “demais” ou comendo alimentos “não saudáveis”. Mas será possível ter uma ceia de Natal saudável? Quais os melhores pratos para uma ceia saudável? Vamos conversar um pouco sobre isso!

O que é uma ceia de Natal saudável?

Alimentação saudável vai muito além de nutrientes. É também respeitar nossas tradições familiares, a cultura do nosso país ou região e, acima de tudo, prestigiar as deliciosas receitas que são feitas com todo o amor pela família.

É claro que alguns cuidados com o que você serve no prato são importantes para não acabar jogado no sofá com dor de barriga de tanto comer, mas tenha em mente que não é UMA refeição (ou duas, afinal, no dia seguinte tem mais #sobras) que vai fazer você engordar, ok?

Pensa comigo: são 31 dias no mês de dezembro. Se você faz em média 5 refeições por dia, são 155 refeições no mês! Será que duas refeições diferentes vão causar tanto impacto? Claro que não. E se você está preocupado com isso, aposto que é porque tem uma alimentação saudável no restante do tempo. Ou seja, menos ainda você vai sentir o impacto de 2 refeições fora do comum.

Como ter uma ceia de Natal mais saudável?

Mas se você quer mesmo saber como ter uma ceia de Natal melhor, eu te ajudo!

Primeiro: não precisa atormentar a família inteira para preparar uma “ceia de Natal fit”. Provavelmente ninguém vai apoiar e o tio do pavê vai ficar chateado com você. Vamos tentar achar um meio termo pra agradar a todos, combinado? Então pega essas 3 dicas:

#1 Entradas leves para ceia de Natal

Pra ninguém morrer de fome esperando a hora da ceia que parece não chegar nunca, servir entradas pode ser uma boa ideia. E colocar opções saudáveis nesse momento vai certamente encontrar menos resistência do que colocá-las na hora da janta. Aqui vão algumas ideias:

  • Pão sírio com patê – pode ser patê de iogurte com pepino, ricota com atum, guacamole ou humus.
  • Palitinhos de tomate cereja, queijo branco e azeitona – intercale os três em palitos de churrasco.
  • Tábua de vegetais – corte cenoura, pepino e pimentão em tiras e sirva com algum patê.
  • Chips de batata doce – corte a batata em rodelas bem finas, tempere com sal, alecrim e páprica, regue com azeite e leve ao forno até ficarem crocantes.

#2 Escolhas saudáveis na hora da ceia

Chegou a hora tão esperada! E falta espaço no prato pra tanta fartura, acertei? Aqui, minha sugestão é a seguinte: priorize as preparações que você AMA e que só tem nessa época, como rabanada, peru, salpicão... Quem sabe dá pra deixar de lado aquilo que tem o ano todo, tipo arroz e farofa, não acha? Ou coma menos deles. O mesmo vale para as sobremesas: entre o pudim de leite que tem todo final de semana e o pavê que sua mãe só faz em datas especiais, fique com o segundo. Ou coma um na ceia e o outro no dia seguinte (se sobrar...). como eu sempre digo pros meus pacientes: gaste suas fichas com o que realmente gosta.

#3 O mundo não acaba no dia seguinte

Respeite seu corpo e coma apenas enquanto sentir fome. Por mais gostosa que seja a comida, não vale a pena comer quantidades exorbitantes. No máximo você vai ter dor de barriga, abrir o botão da calça e terminar a noite tomando chá de boldo no sofá. Nada agradável, não é? Vão ter outros Natais e outras oportunidades de comer comida boa! Lembre-se do verdadeiro sentido dessa data: estar com quem a gente ama!

Quais os pratos mais saudáveis para uma ceia de Natal?

Como já falamos, não acho que o cardápio tradicional da ceia de Natal da sua família precise ser repaginado para ficar mais saudável. Mas uma dica importante é incluir alguns pratos mais saudáveis, olha só:

Saladas

Sim, elas devem estar na sua ceia de Natal! Se sua família não costuma fazer, lute por elas. Pelo menos uma alface, vai! Mas espero que tenho mais do que isso. Nessa época é hora de caprichar na apresentação, então olha essas ideias simples, mas sofisticadas, para acrescentar no mix de folhas:

  • Frutas, como manga, abacaxi ou abacate
  • Tomate cereja e cebola roxa
  • Nozes e damascos
  • Molhos: pesto, mostarda e mel, azeite com vinagre balsâmico são algumas ideias!

Frutas

Escolha frutas da estação, como uva, ameixa, abacaxi, melancia, pêssego e manga e insira na sua ceia de Natal saudável. Pode ser na salada, como sobremesa ou até colocadas numa bandeja bonita para quem quiser comer antes do jantar.

Recheio saudável para o peru de Natal

O peru não pode faltar, certo? E que tal deixá-lo mais saudável escolhendo um bom recheio? Minha sugestão é colocar cebola, castanhas picadas, uva passa, azeitonas, milho e caprichar nos temperos, como alho, salsinha, cebolinha, tomilho e pimenta.

Resumindo...

Minha sugestão é que você coma o que gosta, com moderação e sem esquecer das saladas. No dia seguinte, vida que segue. Quem pratica uma boa alimentação o ano todo não tem nada a temer nessa época de festas e fartura. E comer é bom demais!

Feliz Natal!

Clube da Energié
Natali Carol Fritzen
Natali Carol Fritzen Seguir

Nutricionista e coordenadora técnica da Energié Nutrição. Luto por um mundo com mais comida de verdade e com menos modismos e restrições desnecessárias. Entendo que uma boa alimentação é aquela que faz bem para o corpo e para a alma!

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