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Retenção de líquido: quais são as causas e como combater?

Retenção de líquido: quais são as causas e como combater?

Final do mês de janeiro e muitas pessoas estão voltando das férias e algumas, depois deste período, relatam que sentem um certo desconforto: o famoso inchaço ou retenção de líquidos, como chamamos, que traz uma sensação não muito boa, não é mesmo? Mas será que isso pode estar relacionado com as férias? Afinal, você sabe as causas e como combater a retenção de líquidos? Não?! Então, confira neste artigo algumas dicas para você dar um chega para lá na retenção de líquidos!

O que é retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é a acumulação excessiva de água no nosso organismo. Isso pode estar associado a alguns fatores como, por exemplo, quando não há saída de líquidos pelo nosso corpo através do rim ou quando acontece produção excessiva de água pelas células que acaba não sendo drena adequadamente pelo organismo. Essa retenção hídrica ou edema pode atingir a face, as pernas ou o corpo inteiro, isso varia de pessoa para pessoa. Confira abaixo o que pode causar a retenção de líquidos.

O que pode causar retenção de líquido?

São vários os fatores que podem estar envolvidos com a retenção de líquidos como:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Alterações hormonais;
  • Utilização de alguns tipos de remédios como corticóides ou anti-hipertensivos;
  • Gravidez;
  • Determinado período do ciclo menstrual;
  • Doenças renais, cardíacas ou hepáticas, também estão associadas com a retenção de líquidos;
  • Sedentarismo.

Confira a seguir os sintomas da retenção de líquidos!

Quais os sintomas da retenção de líquido?

Normalmente, quando você percebe que a meia, pulseira, cós da calça ou mesmo quando colocamos os dedos sobre a pele e acaba formando um ‘’afundamento na pele’’, você está retendo líquidos.

Muitas pessoas podem também confundir retenção de líquidos com distensão abdominal, mas são coisas diferentes. A distensão abdominal é caracterizada pelo aumento ou inchaço da região abdominal e ela pode estar associada a digestão, dores ou cólicas.

Há um remédio para retenção de líquido?

Há remédios que combatem a retenção de líquidos, mas tomar ou não é uma decisão do seu médico. Ele vai analisar se você precisa se medicar, levando em consideração as suas necessidades individuais. Mas sabia que algumas dicas na sua alimentação podem diminuir a retenção de líquido? Confira abaixo, no tópico: O que fazer para diminuir a retenção de líquido ou inchaço?

Ciclo menstrual x retenção de líquidos

Sim, mulheres de plantão, é comum ocorrer retenção de líquidos durante o ciclo menstrual. E esta retenção de líquidos ocorre normalmente até 2 dias antes da menstruação. Os sintomas como dor nas articulações, dor de cabeça e ganho de peso estão vinculados com este aumento de líquidos e isso pode levar ao ganho de peso temporário. Inclusive, fica a dica: não se pese nesses dias!

Gestação x retenção de líquidos

A retenção de líquidos ou edema, como também é conhecido, é comum em gestantes a partir do 3º trimestre da gravidez e pode acometer os membros inferiores como pernas e pés, assim como as mãos, variando de gestante para gestante. É preciso ficar atenta, pois em alguns casos este edema pode estar associado à hipertensão, sendo um sinal de alerta para a pré-eclâmpsia.

5 alimentos que auxiliam a diminuir a retenção de líquidos

Confira abaixo, os 5 alimentos que auxiliam a diminuição da retenção de líquidos:

  1. Abacaxi: é um alimento diurético, ajuda a eliminar a retenção de líquidos;
  2. Salsinha: é um tempero diurético;
  3. Maçã: possui quercetina que é uma substância que auxilia na diminuição do edema;
  4. Cebola: possui quercetina que é uma substância que auxilia na diminuição do edema;
  5. Brócolis: possui quercetina que é uma substância que auxilia na diminuição do edema;

Chás que auxiliam a diminuir a retenção de líquidos

Alguns chás podem te auxiliar a diminuir a retenção de líquidos, confira abaixo quais são eles:

  • Chá de cavalinha: faça a infusão com as folhas, utilize 1 colher de sopa em 150 ml de água. Este chá não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência renal e cardíaca.
  • Chá de dente de leão: faça a decocção com todas as partes da planta. Utilize 3 a 4 colheres de chá em 150 ml de água. Este chá não é recomendado para pessoas que tem cálculos biliares (a famosa pedra na vesícula biliar).

*Infusão é colocar água fervente sobre as plantas ou ervas numa vasilha, em seguida é preciso tampar ou abafar o recipiente em média por 10 minutos. Já decocção é quando é preciso ferver a planta/ erva dentro da água, em média por 10 minutos.

O que fazer para diminuir a retenção de líquido ou inchaço?

Vamos fazer um combinado: nada de ficar desesperado e tomar medidas drásticas como o famoso detox para sempre ou um jejum inesperado! Ok? Confira abaixo algumas dicas alimentares que podem e vão te auxiliar quando você estiver com retenção de líquido!

  • Água: beber água é fundamental para diminuir a retenção de líquido, por isso tome pelo menos 2L por dia.
  • Consumir alimentos diuréticos: como os 5 alimentos que foram citados acima. Mas além disto, é imprescindível consumir frutas, verduras e legumes in natura, quanto mais natural melhor. Em geral, eles contêm boa quantidade de água.
  • Consumo de chás: os chás citados acima são alguns exemplos dos mais diuréticos, mas você pode tomar outros que te ajudem a ingerir mais líquidos.
  • Diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio: alimentos industrializados normalmente são ricos em sódio e quando consumimos estes alimentos em excesso isto faz com que aumentamos a retenção de líquido no corpo.
  • Cuidado com alimentos embutidos: eles também são alimentos ricos em sódio, por isso evite o consumo destes alimentos.
  • Água de coco: a água de coco é um isotônico natural e além disto ajuda na diminuição da retenção de líquidos.
  • Fazer exercício físico: também está associado com a diminuição da retenção líquida.

Normalmente quando estamos em período de férias é normal exagerar um pouco na alimentação, consumindo alimentos não tão nutritivos, mas isso não é problema, fique tranquilo. O importante é você voltar para uma rotina de alimentação saudável, assim a retenção de líquidos tende a diminuir naturalmente.

Clube da Energié
Janaine Lorenceti
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Nutricionista graduada pela PUCPR, apaixonada por minha profissão. Acredito em uma Nutrição humanizada e acessível a todas as pessoas.Visando assim a qualidade de vida e a autonomia dos que buscam por bem-estar físico, mental e social.

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