Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como receber comida por delivery de maneira segura em tempos de COVID-19?

Como receber comida por delivery de maneira segura em tempos de COVID-19?
Janaine Lorenceti
abr. 24 - 8 min de leitura
000

Em meio a pandemia de coronavírus, os empreendimentos ao redor do mundo vêm mudando, com estratégias para manter seus negócios funcionando e apresentar ao consumidor uma forma de evitar contato para diminuir a contaminação pelo vírus. E, neste setor, quem vêm crescendo são as entregas de comida por aplicativo. Se você está se perguntando ‘’o que devo fazer para diminuir a contaminação uma entrega do delivery’’ você irá poder conferir e seguir todas as dicas deste artigo! Não vai perder, né?!

Quais são as recomendações para os empreendedores e empresas que produzem alimentos?

Para pequenas e médias empresas no ramo de produção de alimentos, o momento é de se reinventar ou melhorar ainda mais o que já era feito anteriormente à pandemia de coronavírus. Não existem evidências científicas de que há contaminação direta do COVID-19 com os alimentos. Claro que se o produto tiver entrado em contato com pessoas contaminados e não for bem higienizado, a contaminação pode ocorrer. Por isso, confira abaixo os pontos importantes para quem produz alimentos:

  • Seguir as Boas Práticas de Fabricação dos alimentos
  • Ficar atento às temperaturas dos alimentos para evitar contaminação
  • Utilização de máscaras
  • Utilização de luvas, desde que seja trocada com frequência. Neste caso, o mais indicado é a lavagem das mãos
  • Embalagens adequadas, higienizadas e limpas para o delivery
  • Lacres de segurança
  • Cuidados com o manuseio das entregas, assim como também pelo entregador

Para mais informações de como fazer um serviço de delivery você pode consultar o site e documentos do SEBRAE, como este sobre como organizar um serviço de serviço de delivery eficiente.

Confira abaixo as recomendações para os entregadores de delivery!

Quais são as recomendações para entregadores?

Com este aumento da demanda de entregas, os aplicativos de celular estão orientando os entregadores com relação à higiene e medidas de proteção contra o coronavírus. As orientações que estão sendo dadas a eles e que você também precisa ficar ciente é:

  • Os entregadores devem higienizar as mãos constantemente, principalmente entre uma entrega e outra.
  • Evitar contato físico com o cliente.
  • Evitar conversas longas com os clientes.
  • Desinfecção dos equipamentos, bags, guidão ou volante, máquina de cartão com álcool 70%.

Recomendação para quem pede delivery!

Confira a seguir as recomendações que podem e devem ser feitas para evitar a contaminação por coronavírus quando você decide pedir algum alimento via delivery.

Contato com o entregador

Confira alguns passos do que você pode fazer ao pegar a encomenda:

#1 Prefira pagamento online 

Assim você evita ter que pagar com dinheiro ou ter contato com a maquininha de cartão, facilitando tanto para você, quanto para o entregador.

#2 Não deixe o entregador esperando

Isso faz com que o seu pedido possa estar perdendo temperatura, e isso ninguém quer. Além disto, você atrasará a entrega de outros clientes.

#3 Tenha empatia

O distanciamento é essencial para evitar o contato, mas você não precisa tratar o entregador com indiferença, ele está ali para te ajudar. Educação e respeito não fazem mal a ninguém 😉

#4 Evite longas conversas

Isto atrasa o atendimento do entregador para outros clientes.

#5 Pode usar máscara ao pegar o pedido do delivery?

Pode sim! Assim você protege a si mesmo e ao entregador.

#6 Evite contato físico

Isto evita a contaminação para outras pessoas.

#7 E se você estiver em isolamento?

Peça para algum vizinho ou familiar deixar a entrega na sua porta, evitando o contato com outras pessoas.

Higienização

A higienização e desinfecção são fundamentais para evitar possíveis maneiras de contágio via delivery. Por isso você deve:

  • Lavar as mãos com água e sabão e passar álcool em gel 70%
  • Desinfectar as embalagens com álcool em gel 70%
  • Tomar cuidado para não contaminar o alimento quando você estiver retirando-o da embalagem
  • Passar o álcool na superfície onde você apoiou a encomenda do delivery, como bancadas ou pias.
  • Lavar as mãos novamente com água e sabão ou passar álcool em gel 70%

Experiência

Quando for escolher algum lugar para pedir comida, procure escolher uma opção que você sabe que vai chegar na sua casa o mais próximo possível de como é no restaurante, de forma que você consiga arrumar a mesa e colocar a comida nos pratos, para não precisar comer na embalagem. Isso vai fazer sua experiência mais feliz! Mas tome cuidado: às vezes pedimos uma comida porque gostamos da experiência de ir até aquele restaurante específico, e pedir a mesma comida em casa pode ser frustrante.

Dica extra

Avalie a condição em que a entrega chegou, o alimento ou produto está com uma boa aparência, odor e consistência? Caso não esteja, ligue para o fornecedor e solicite a ele orientações.

Observe a temperatura do produto que chegou: se você irá consumi-lo em outra hora, reaqueça antes de consumir este alimento. Ou, se o produto demorou para chegar e parece frio ou morno, reaqueça antes de consumi-lo.

Melhores escolhas alimentares

Neste momento de isolamento social, temos prioridades maiores do que ficar fazendo dieta da moda ou restrição desnecessária de alimentos. É hora é de ficar saudável, mas sem neuras!

Já estamos vivendo com tantas restrições, que pedir uma comida diferente uma vez na semana pode ser o único momento “fora da rotina” para muita gente. Então, pedir uma pizza ou um hamburguer que gosta não é o fim do mundo, desde que ao longo da semana você esteja se alimentando bem em casa. O que não dá é pedir delivery todo dia, combinado?

Mas, claro, fazer melhores escolhas é sempre bem-vindo! Principalmente se você está querendo melhorar sua alimentação, pedir um delivery com um tipo de refeição mais saudável pode ser o primeiro passo para a mudança de hábitos! Para você que quer um acompanhamento mais afundo sobre a sua alimentação alguns nutricionistas estão realizando atendimento nutricional online! Isto mesmo, sem sair de casa. Você pode recorrer a um profissional da nutrição para te orientar conforme a sua necessidade.

  • Ao invés de escolher preparações que tenham frituras ou alimentos empanados prefira as preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
  • Carne à milanesa? Prefira assada, grelhada ou cozida.
  • Nenhuma opção de legumes ou vegetais? Prefira pratos que tenham legumes cozidos ou grelhados.
  • Tem a opção de escolher o tipo de arroz? Prefira o integral.
  • No lugar do refrigerante, prefira alguma bebida à base de frutas naturais ou salada de fruta.

Estas são algumas dicas para você ter melhores escolhas alimentares dentro do aplicativo de delivery!

Senso de comunidade

A última dica, mas a não menos importante: prefira comprar de negócios menores ou restaurantes que você gosta para ajudá-los. Pesquise no seu bairro lugares que fazem delivery, pense em valorizar os empreendedores pequenos, que correm o risco de fecharem os seus negócios pelo efeito da pandemia do coronavírus.

Outra forma de ajudar é dispensar aquelas embalagens que não são necessárias, como os descartáveis, para ajudar a economizar nestes comércios.

Valorize os mercados perto da sua casa, não os de grandes redes, eles vão conseguir se manter, pense no mercado de bairro mesmo, aquele que você não entra há anos...

Assim vamos ajudando uns aos outros a enfrentar esta pandemia com muito cuidado, higiene e pensamento positivo que tudo irá melhorar, para todos!

Gostou das dicas? Comente aqui, quero saber a sua opinião!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você