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Alimentos ricos em ferro para ajudar quem tem anemia

Alimentos ricos em ferro para ajudar quem tem anemia

“Meu médico falou que estou com anemia e preciso comer mais ferro, o que eu faço, Nutri?” Recebeu o diagnóstico de anemia e quer saber como a alimentação pode te ajudar a melhorar? Chega mais que hoje vou te falar dos alimentos ricos em ferro para ajudar quem tem anemia!

O que é anemia?

Antes de falarmos como melhorar a anemia através da alimentação, é importante vocês saberem que existem vários tipos de anemia, mas hoje especialmente vou falar da anemia causada pela falta de ferro.

O ferro é um mineral superimportante para diversas funções no organismo, mas principalmente por fazer parte dos glóbulos vermelhos, que carregam oxigênio na corrente sanguínea. Por isso um dos primeiros sintomas observados em pessoas com anemia ferropriva é a fadiga, cansaço ao fazer pequenos esforços, desânimo e por aí vai.

Outros sintomas podem aparecer, mas esses são os principais:

  • Fraqueza
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Cansaço aos pequenos esforços
  • Vontade de comer coisas não nutritivas (barro, tijolo, terra...)

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e clínicos, como observar a coloração das mucosas das pálpebras. Mas basicamente o que sinaliza que seu corpo está com os estoques de ferro abaixo do ideal são os exames de sangue como: série vermelha, ferro sérico e ferritina.

Lembre-se que outros tipos de anemia existem e que esses exames podem estar normais e mesmo assim você apresentar uma anemia. O médico ou nutricionista irá identificar.

A deficiência de ferro ou anemia ferropriva pode ter causas diferentes, então buscar a causa da sua anemia também pode poupar um esforço para melhorar os exames.

Por exemplo, você pode estar com uma anemia por apresentar um sangramento não identificado. Ou em mulheres isso pode ocorrer por fluxos menstruais muito intensos. O uso crônico de medicamentos para gastrite também pode levar a anemia. Então antes de tentar aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, busque a causa da sua anemia.

“Não, nutri, estou me alimentando mal mesmo, preciso de ajuda para melhorar a alimentação e aumentar o consumo de ferro. Me ajuda!”

Como conseguir ferro dos alimentos?

Existem dois tipos de ferro nos alimentos, o ferro heme e o não-heme. Não precisa tentar decorar os nomes, tenha apenas em mente que o ferro mais fácil de absorver está, em geral, em maior quantidade nos alimentos de origem animal.

Os alimentos mais ricos em ferro heme (que é esse ferro melhor absorvido pela gente) são as vísceras: Coração e fígado, principalmente. Ora, imagine que o coração é o órgão que bombeia o sangue e é no sangue que está a maior parte de ferro, logicamente é nesse órgão que vamos encontrar a melhor fonte!

Procure inserir vísceras com maior frequência na alimentação! De 15-15 dias seria uma boa!

As carnes também apresentam bom teor de ferro na composição e quanto mais escuras, maior o teor de ferro. Então quando estiver buscando aumentar seus estoques de ferro, consuma carnes vermelhas com mais frequência também. Mas segure no teor de gordura, prefira os cortes mais magros.

E o ferro não-heme?

Esse tipo de ferro está mais presente nos alimentos de origem vegetal. Principalmente nas leguminosas e nos vegetais verdes escuros.

Mas como ele tem maior dificuldade de ser absorvido pelo nosso organismo, o ideal é dar uma mãozinha. Procure consumir esses alimentos associados a fontes de ácido. “Como assim, Nutri?”

  • Consuma couve refogada e logo em seguida coma uma laranja.
  • Faça um suco verde com limão.
  • Pingue limão para temperar uma salada.
  • Coma arroz e feijão e uma maçã de sobremesa.

Essas são algumas atitudes que podem ajudar na absorção desse ferro mais difícil.

O primeiro passo é incluir mais desses alimentos na sua rotina!

Alimentos ricos em ferro:

  • Coração (boi ou frango)
  • Fígado (boi ou frango)
  • Carne bovina
  • Feijões, lentilha, ervilha, grão de bico
  • Couve
  • Beterraba

Inserindo esses alimentos, pense em combinar com alimentos ricos em vitamina C

  • Laranja
  • Acerola
  • Limão
  • Morango
  • Caju

O que evitar?

E também tem alguns alimentos que podem atrapalhar a absorção do ferro como:

Alimentos ricos em cálcio:

  1. Leite e derivados

Alimentos ricos em cafeína:

  • Café
  • Mate
  • Chás escuros
  • Chá verde
  • Refrigerantes a base de cola ou guaraná
  • Chocolates

Excesso de fibras também podem prejudicar a absorção de ferro.

Então em resumo você deve incluir os alimentos mais ricos em ferro na sua rotina e evitar os alimentos que contém fatores que atrapalhem a absorção de ferro.

E aí, onde mais posso te ajudar?

Clube da Energié
Débora Dias Cabral
Débora Dias Cabral Seguir

Nutri pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Saúde Pública na subárea de Epidemiologia pela ENSP/Fiocruz. Experiência com atendimento clínico in company pela equipe Energié Nutrição e clínica em geral. 🐝

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