[ editar artigo]

5 Receitas com 3 ingredientes: opções saudáveis e práticas

5 Receitas com 3 ingredientes: opções saudáveis e práticas

Quem não ama uma receitinha salva-vidas? É assim que eu chamo as receitas abaixo. Elas são ótimas porque levam apenas 3 ingredientes e, de quebra, são rápidas. Perfeitas para quando a fome bate e o tempo é escasso (ou a preguiça disputa com a fome).

Tem receita doce e receita salgada e espero que alguma te ajude a matar a fome de forma simples mas mantendo a saúde, olha só:

Receitas doces com 3 ingredientes


Bolo de caneca

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó

Modo de preparo

Misture os três ingredientes (ou bata no liquidificador) e coloque a massa em uma caneca untada. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e pronto!

OPCIONAL: se gostar, acrescente canela na massa.

DICA: derreta 30g de chocolate amargo e jogue por cima para criar uma cobertura.


Mingau de aveia

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 200ml de leite
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Em uma caneca alta, misture o leite e a aveia e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Tire e mexa. Repita o processo, mexendo sempre a cada 30 segundos, até engrossar e virar um mingau. Por fim, misture canela e, se quiser, adoce com um pouquinho de mel.


Essa receita leva 5 minutos para fazer, mas como precisa descansar na geladeira, exige planejamento para quando quiser comê-la.

Pudim de chia

Ingredientes

2 colheres de sopa de sementes de chia

1 xícara de leite da sua preferência (pode ser leite vegetal)

1 fruta picada (banana, morango ou manga ficam ótimos!)

Modo de preparo

Misture a chia com o leite em um recipiente pequeno, como um ramequim, copo ou caneca. Por cima, coloque as rodelas/pedaços da fruta que escolheu. Deixe na geladeira por umas 6 horas e pronto! a chia vai hidratar e seu pudim vai ganhar consistência.

DICA: você pode acrescentar canela e algumas gotas de extrato de baunilha para saborizar. Se preferir, deixe para acrescentar a fruta só na hora de comer.

Receitas salgadas com 3 ingredientes


Batata doce assada

Ingredientes

  • 1 batata doce
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Alecrim
  • Sal a gosto (sim, tem um quarto ingredientes aqui, mas sal não conta, né?)

Modo de preparo

Corte a batata doce em rodelas de mais ou menos meio centímetro de grossura e disponha em uma assadeira. Misture em um pote o sal, o alecrim e o azeite de oliva (aqui deixe a criatividade aparecer: pode acrescentar páprica, cúrcuma e/ou pimenta). Jogue a mistura por cima das rodelas de batata e pincele dos dois lados. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos.

DICA: se quiser mais crocância, corte a batata em rodelas bem finas e você vai ter chips assado.


Tiras de frango crocantes

Ingredientes:

  • 1 peito de frango cortado em tiras
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado (opcional)
  • ½ xícara de farinha de linhaça
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um prato fundo, misture a farinha de linhaça e o queijo. Tempere as tiras de frango, passe no ovo batido e depois na mistura de queijo e farinha de linhaça para empanar. Leve ao forno pré-aquecido a 180º em uma forma untada por cerca de 25 minutos. O tempo vai depender da grossura das tiras de frango e do seu forno. Pronto! fica tipo um nuggets, só que saudável.

Gostou? Quais são as suas receitas salva-vidas? Compartilha aqui com todo mundo!

Clube da Energié
Natali Carol Fritzen
Natali Carol Fritzen Seguir

Nutricionista e coordenadora técnica da Energié Nutrição. Luto por um mundo com mais comida de verdade e com menos modismos e restrições desnecessárias. Entendo que uma boa alimentação é aquela que faz bem para o corpo e para a alma!

Ler matéria completa
Indicados para você