Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tipos de queijo: descubra o queijo mais saudável (e quais limitar o consumo)

Tipos de queijo: descubra o queijo mais saudável (e quais limitar o consumo)
Thais Helena Beloto Cabral
ago. 17 - 4 min de leitura
000

Quem aí não ama um bom queijo, não é? Ele faz parte da nossa cultura e pode ser consumido de diversas maneiras, seja como aperitivo, acompanhamento ou como ingrediente em muitos pratos maravilhosos!

Seu sabor é muito gostoso e versátil, o que o torna queridinho na alimentação de muitas pessoas! Mas por ser conhecido pelo alto teor de calorias, gordura e sódio, e normalmente estar inserido em preparações mais calóricas, como pizzas, lasanhas e lanches, muitas pessoas acabam ficando com receio em consumi-lo. Mas será que existem tipos de queijo mais saudáveis que outros? Vamos descobrir!

Afinal, quais os benefícios do queijo?

Os queijos são feitos a partir do leite, podendo ser tanto de vaca, cabra ou búfala e dependendo do processo de fabricação, possui diferentes concentrações de proteína e gordura.

Por ser derivado do leite, o queijo é uma excelente fonte de cálcio, proteína, fósforo, vitaminas lipossolúveis e do complexo B.

Por ser rico em proteína, ele pode ser consumido sozinho ou em preparações, com o objetivo de aumentar o aporte proteico da refeição e também contribuir com maior saciedade.

Porém, alguns tipos, principalmente os mais amarelos, são ricos em gordura saturada e colesterol, e caso forem consumidos em excesso, podem alterar os níveis de colesterol e contribuir para o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, assim é importante que esse alimento seja consumido de maneira equilibrada na rotina alimentar.

E qual o tipo de queijo considerado mais saudável?

Abaixo segue o top 3 dos queijos considerados mais saudáveis:

O queijo do tipo cottage possui uma consistência cremosa, sabor suave e um pouco ácido, possui menor teor de gordura e também de colesterol, além de ser rico em cálcio e proteína. Muito utilizado em receitas de patês, acompanhamento de preparações, com frutas e geleia, é também uma ótima opção de pré ou pós treino por sua composição.

Já a ricota é de textura granulosa, leve e sabor suave, por ser menos gordurosa, com menor teor de sódio e excelente fonte de proteína, é uma ótima opção para quem quer perder peso. Também fica muito bom em preparações de patês com ervas, no acompanhamento de saladas, lanches e geleia.

E por fim, o queijo minas frescal, que por ter uma consistência mais amolecida e sabor suave, fica muito bom como recheio de sanduíches e também em sobremesas e saladas. Em relação aos outros queijos citados acima, possui maiores teores de gordura e também colesterol, mas também possui sua versão light, sendo sua concentração de gordura mais reduzida nesse caso.

E quais são os queijos mais gordurosos?

Na grande parte das vezes quanto mais amarelo o queijo, mais gorduroso, assim a preferência é sempre para o queijo branco, certo? Bom, depende! Os mais amarelos são realmente mais gordurosos, mas os do tipo gorgonzola, brie e roquefort que são um pouco mais branquinhos, possuem também grande quantidade de gordura e colesterol.

Segue abaixo lista dos queijos mais gordurosos ao menos gordurosos:

E em relação a proteína? Qual o queijo que tem mais?

O campeão de maior quantidade de proteína é o parmesão, que em 30g oferece 9,3g, seguido do suíço com 8,07g e provolone com 8,0g.

Mas nutri, esses também não são os mais gordurosos? Exatamente! Por isso, é importante no momento da escolha olhar a tabela nutricional, considerando não apenas as calorias e quantidade de proteína, mas também a quantidade de gorduras totais, gordura saturada, colesterol e sódio, sendo o cottage, minas e ricota os mais recomendados.

Mas claro, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, você pode consumir todos os queijos! Cada um tem um sabor único e se encaixa em diversas combinações de alimentos e preparações!

Me conta, qual seu queijo preferido e como você gosta de consumi-lo? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com a gente se existe alguma receita com queijo bem gostosa que você conhece!

Aproveita e confere aqui no nosso blog uma receita maravilhosa de pão de queijo caseiro.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você