Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Receita de sorvete caseiro saudável? Temos!

Receita de sorvete caseiro saudável? Temos!
Natali Carol Fritzen
jan. 13 - 5 min de leitura
000

Sorvete é quase unanimidade: de fruta, de chocolate e até de tapioca... tem sabores para todos os gostos! Mas será que todo sorvete é saudável? Vem que eu te conto!

Como surgiu o sorvete?

Reza a lenda que surgiu na China, há 4000 anos, quando uma mistura de leite e frutas (ou arroz, segundo alguns) foi congelada na neve. Dali, anos depois, foi parar na Itália e então a receita espalhou-se pelo mundo e virou a delícia que conhecemos hoje! Mas será que ainda leva só leite, fruta e gelo? Continue lendo que você já descobre.

Sorvete faz bem ou mal para a saúde?

Depende! Existem vários tipos de sorvete. Para sabermos se é bom ou ruim, é preciso ver o rótulo.

Olha só os ingredientes de um desses sorvetes de pote de 2 litros que encontramos no mercado:

Água, açúcar, gordura vegetal, leite em pó desnatado, açúcar líquido invertido, xarope de glicose, soro de leite, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos, estabilizantes alginato de sódio e fosfato dissódico, aromatizantes e corantes urucum e cúrcuma.

Se você já leu o nosso post sobre “Como ler rótulos?”, já conseguiu ter uma ideia do quão ruim é esse produto, certo?

Se não leu, vamos lá:

Os ingredientes estão sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro é o que mais tem, o segundo é o segundo que mais tem e por aí vai. Logo, veja que o SEGUNDO ingrediente mais presente no produto é AÇÚCAR! E perceba que ele aparece logo em seguida mais uma vez, com o nome de açúcar líquido invertido. Se não bastasse, uma terceira vez: xarope de glicose, que é açúcar também.

Então já sabemos que tem MUITO açúcar nesse sorvete, certo? Pra piorar a situação, olha lá o terceiro ingrediente: gordura vegetal! O post que mencionei acima explica direitinho, mas basicamente é o pior tipo de gordura que existe! Só que, para a indústria, é uma gordura que vale a pena: barata e deixa o produto cremoso. Sabe quando está escrito “mousse”, “extracremoso” e coisas assim? Pode apostar que tem muita gordura vegetal.

E sobre os aditivos químicos, nem vou comentar. Você já sabe que quanto menos, melhor, certo?

Mas nem todo sorvete é ruim não! Fica tranquilo que você ainda pode comer essa delícia, é só saber escolher direito!

Quais os tipos e sabores de sorvetes mais saudáveis?

Antes de responder, vamos ver alguns principais tipos de sorvetes que existem:

#1 Sorvete de massa industrializado

São os sorvetes que você encontra em potes no supermercado, como falamos acima.

#2 Sorvete de fast-food

É aquele expresso, que sai da máquina direto pra casquinha ou copinho. Por ser expresso, leva ingredientes muito industrializados e é semelhante ao sorvete de massa industrializado.

#3 Gelato (sorvete italiano)

Normalmente tem uma produção artesanal, com ingredientes frescos e sem aditivos químicos. Como gordura, leva apenas a do leite.

#4 Sorbet

Ao invés de levar leite, leva água. Por não ter gordura, não é tão cremoso e tem menos calorias.

#5 Picolé

Picolé também é sorvete, viu? Se for versão cremosa, a composição é semelhante ao sorvete de massa industrializado. Se for de fruta, é mais parecido com sorbet, mas com produção industrial.

#6 Frozen yogurt

É um sorvete que leva iogurte na composição e tem um pouco menos de gordura do que os tradicionais.

E aí, chegou a conclusão de qual é a versão mais saudável de sorvete? Com certeza, as piores você já sabe: sorvete de massa industrializado, casquinha do fast food e picolé de massa. As versões menos calóricas são sempre aquelas com água ao invés de leite, mas não significa que você precise consumir só sorbets. Se preferir os mais cremosos, dê preferência aos mais artesanais, busque saber como é o processo de produção, quais ingredientes utilizados e a procedência. E, claro, prefira os de frutas!

Como fazer um sorvete saudável?

Se quiser tem certeza de que está consumindo um sorvete de qualidade excelente, olha só essa receita de sorvete caseiro de frutas para fazer em casa:


Sorvete natural de banana

Ingredientes

  • 3 bananas pratas grandes bem maduras congeladas em rodelas
  • 1 copo de iogurte natural integral

Modo de preparo

Coloque tudo no liquidificador e bata. Se ficar muito mole (a banana acaba descongelando um pouco enquanto é batida), coloque no congelador por 10 minutos ou até ficar consistente.

Você ainda pode adicionar: 30ml de suco concentrado de maracujá ou; 1 colher de café de cacau em pó ou; 1 colher de sobremesa de leite de coco para variar o sabor.

Quer mais facilidade do que isso? Banana a banana congelada sozinha no liquidificador! Nem precisa do iogurte. E pode ser feito com outras frutas também, como morango ou manga picada. Quando estiverem maduras e você não der conta de consumir, congele! Assim, na hora que a vontade de se refrescar bater, é só levar do freezer pro liquidificador.


Tem crianças em casa? Fazer sorvete caseiro com elas é uma ótima ideia para ter férias mais saudáveis!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você