Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quanto café posso tomar por dia? Afinal, café faz bem para a saúde?

Quanto café posso tomar por dia? Afinal, café faz bem para a saúde?
Janaine Lorenceti
set. 4 - 6 min de leitura
000

O Brasil é o país que mais produz e exporta café em todo o mundo e segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro é o segundo maior consumidor da bebida, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Aliás, sabia que existem relatos do consumo de café pelos chineses ainda antes de Cristo? Mas você sabe a quantidade que pode ser consumida de café durante o dia sem trazer problemas para a saúde? É sobre isso que vamos falar hoje aqui no Clube da Energié! Confira!

Pode tomar café todo dia?

Claro que sim! Nada de extremismos de dizer que um alimento ou outro é vilão da alimentação. O café pode ser consumido todo dia sim!

Ele é uma bebida prática e muito saborosa que vem conquistando muitos consumidores ao redor do mundo. Agora dizer que não pode consumir absolutamente nada de café ao dia é maldade! O segredo do consumo de café está na moderação. Já exageros podem sim acarretar alguns malefícios para a saúde. Para saber a quantidade adequada e os benefícios e malefícios do consumo de café, continue lendo o texto e descubra nos tópicos a seguir.

O que acontece quando se toma muito café?

A cafeína presente no café é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) e o excesso do consumo dessa substância pode levar a um quadro de intoxicação aguda, com sinais de inquietação, irritabilidade, formigamento de mãos e pés. O indivíduo começa a se sentir perturbado com alteração do estado de consciência, de cognição e comportamento. Então muito cuidado com o consumo excessivo de café ou outras bebidas que contenham cafeína.

Quais os benefícios e malefícios do café?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios e os malefícios do consumo de café, por isso separei abaixo algumas informações sobre este assunto:

Os benefícios do café, quando consumido de uma forma balanceada, são:

  • Evitar a sonolência
  • Combater o stress
  • Auxiliar na digestão
  • Melhorar os níveis de atenção
  • Melhorar a memória e o bom humor
  • Prevenir: o Alzheimer, cálculos da vesícula, a obesidade, câncer, a depressão e Parkinson
  • Para os atletas: o consumo de café atua como estimulante do sistema nervoso e, por retardar a sensação de fadiga, propicia o fortalecimento dos músculos.

Os malefícios do café, quando consumido em altas doses são:

  • Dor de cabeça
  • Ansiedade
  • Convulsões
  • Insuficiência respiratória
  • Alterações de humor
  • Alteração do comportamento alimentar
  • Perturbações do sono

Qual é a dose recomendada de café por dia?

O recomendado é que o consumo de café por dia não ultrapasse a ingestão de 3 a 5 xícaras de café, o que equivale a dose de 150 a 300mg de cafeína. Lembrando que há outros alimentos que contém cafeína, por isso é preciso equilibrar o consumo de alimentos como: chás, refrigerantes, chocolates e energéticos. Se você quiser ver a quantidade de cafeína destes alimentos é só clicar aqui.

Ah, e tem diferença na quantidade de cafeína conforme o modo de preparo do café, sabia? Confira na tabela abaixo!

7 mitos e verdades sobre o consumo do café

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o consumo de café!

#1 Existe o vício em café?

Sim! Algumas pessoas desenvolvem dependência do consumo de cafeína e de jeito nenhum conseguem viver sem o seu cafezinho! Quando não consomem, sentem dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade e até náuseas e vômitos. Estes sintomas surgem entre 12 a 24 horas após a última ingestão de cafeína.

#2 Consumir café depois do almoço faz mal?

O consumo de café depois do almoço pode interferir na absorção do cálcio, que é um mineral importante para a saúde dos ossos. Além disso, o tradicional cafezinho depois do almoço pode reduzir em 40% a absorção do ferro. E se você tem dificuldades de manter a alimentação saudável ou se tem anemia, procure tomar seu cafezinho só duas horas após a refeição, combinado? Para saber mais sobre, clique aqui.

#3 Grávidas podem consumir café?

Podem sim, porém o recomendado é que o consumo seja bem menor para evitar qualquer problema com a mãe e o bebê. Por isso, consulte seu nutricionista para saber qual é a dose indicada para você.

#4 Não existem minerais no grão de café?

Mito! Existe sim uma grande variedade de minerais no grão de café como: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, cromo... entre outros.

#5 Crianças e adolescentes não podem consumir café?

Mito! O consumo moderado de café estimula a atenção e concentração das crianças e adolescentes, podendo ajudar no aprendizado escolar, pois deixa o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais. Sabemos que o café com leite é muito popular em nosso país, porém a recomendação é que crianças menores de 2 anos não consumam café, já que a cafeína presente na bebida pode deixar a criança mais agitada. E claro, nada do consumo em excesso por crianças ou adolescentes, viu?!

#6 Café quente pode provocar câncer?

Verdade. Consumo de bebidas quentes como café, chá e chimarrão podem causar o desenvolvimento de câncer no esôfago, pelo fato da temperatura alta destas bebidas. Por isso, evite consumir muito quente.

#7 Café contém substâncias antioxidantes?

Verdade, o café contém em sua composição algumas substâncias consideradas antioxidantes como os ácidos clorogênicos e ácido caféico, por exemplo.

Gostou das dicas, quanto café você consome por dia? Compartilhe a sua experiência aqui nos comentários! 😉


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você