Clube da Energié
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano
Janaine Lorenceti
dez. 13 - 7 min de leitura
000

As festas de final de ano estão chegando e aqueles pensamentos de culpa com relação a alimentação começam a aparecer na nossa cabeça. Mas vou te contar uma coisa: sabia que é possível SIM manter uma alimentação saudável durante esse período do ano?! Quer saber como fazer isso? Então, você precisa ler este texto! Confira os 3 truques para manter a sua alimentação saudável nas festas de fim de ano!

O que comer nas festas de fim de ano?

O final de ano é uma época marcada por muitas festividades, reunião de família e é claro, muita comida! Afinal, os banquetes de Natal e Ano Novo são datas que trazem consigo essa referência de fartura para todos. Porém, para você que passou o ano todo em busca de uma alimentação saudável, essa época do ano pode preocupar. Afinal, como conseguir manter esses bons hábitos nas festas? Mas isso é algo que não deve te preocupar! Confira abaixo algumas dicas rápidas para as festas do fim do ano! (E também 3  truques para manter uma alimentação saudável nesta época😉).

O que comer na hora da ceia de Natal e no Ano Novo?

Não é preciso deixar os pratos tradicionais de lado! Isso mesmo, sem neuras, tá bom? A solução é o equilíbrio nas refeições. Se alguma preparação tem muita gordura, os demais alimentos que você consumir podem ser mais leves.

Um exemplo na ceia de Natal: se não tiver como opção as carnes magras (como aves, carne de peru ou peixe) e tiver somente tender ou carnes mais gordurosas, consuma elas com saladas e acompanhamentos mais leves. Quer mais dicas para não exagerar de mais no Natal? Confira então aqui as 11 dicas para você não exagerar no final do ano.

Os 3 truques para manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano:

#1 Fazer boas escolhas alimentares

O poder da ESCOLHA dos alimentos é muito importante nesta época do ano. Quando você dá preferência aos alimentos mais naturais possíveis, evitando o excesso de industrializados, já está dando o primeiro passo para ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano.

Além disso, outro ponto importante é na hora de montar o seu prato! Querendo ou não isso também é uma escolha que você pode fazer para melhorar a sua alimentação. Uma dica bem prática para isso é sempre lembrar do modelo do prato saudável. Não sabe o que é? Então confira:

Lembre-se deste modelo de prato quando estiver montando o seu prato nas festas de fim de ano. As possíveis substituições poderiam ser:

  • Continue dividindo mentalmente o prato no meio, e coloque metade de saladas e legumes cozidos em geral.
  • No lugar do frango grelhado, você pode colocar uma porção da carne que tiver na ceia, dando preferência por aves, carnes de peru ou chester.
  • No lugar do feijão, você pode optar por saladas de leguminosas como lentilha, grão de bico e feijão branco.
  • Você pode permanecer com o arroz integral ou substituir por farofa de castanhas, arroz à grega ou preparar uma versão diferente, acrescentando cúrcuma e nozes picadas no arroz branco.

#2 Hidratação

Nesta época do ano, por estar viajando, em casa de familiares ou em outros lugares que não é a nossa casa, podemos acabar esquecendo de tomar água e só se lembrar dela quando estamos com sede. E isso não é legal para o nosso corpo, que precisa de água o dia inteiro para o bom funcionamento. Uma dica prática para isso é utilizar aplicativos que agem como despertadores para te lembrar de tomar água ou estipular metas de consumo diário (como por exemplo: 8 copos de água diários, sendo 3 no período da manhã, 3 no período da tarde e 2 no período da noite).

Outra dica é ficar atento à cor do xixi: quando for ao banheiro e perceber que ele está muito amarelado, corra já tomar água! Quando mais clara sua urina estiver, melhor. Mas lembre-se que a quantidade do consumo de água pode variar entre as pessoas, por isso consulte o seu nutricionista.

#3 Carga Glicêmica

Cada alimento tem o que chamamos de Índice Glicêmico (IG) e ele pode ser alto, médio ou baixo. Mas nutri, o que isso significa?? Calma, que vou te explicar. Quando consumimos um alimento com ALTO ÍNDICE GLICÊMICO (como arroz branco, pão branco, farofa, açúcar e doces, por exemplo), o nosso corpo libera grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue adequados. Esse aumento rápido da insulina resolve o problema na hora, mas em seguida faz sua glicose abaixar demais e te dá fome novamente. Ou seja, em poucas horas você já quer comer de novo.

“Mas então não posso comer aquele arroz branco soltinho que adoro na ceia?”. Pode sim! Mas a regra é, mais uma vez, equilíbrio: procure balancear alimentos de alto índice glicêmico com outros de índice menor, como carnes e saladas. Se você seguir o modelo de prato saudável que falei acima vai ter uma refeição mais equilibrada e com uma carga glicêmica moderada.

Se conseguir optar por alimentos que tenham baixo índice glicêmico, melhor ainda! Para saber quais são eles, clique aqui.

Outra dica é investir em alimentos integrais, com fibras, e sempre que puder acrescentar sementes nas preparações como chia, linhaça, gergelim, ... Isso fará com que a carga glicêmica da refeição diminua.

A próxima dica é uma dica bônus! Confira!

Dica Bônus: praticar o Mindful Eating!

Não sabe o que é isso? O mindful eating nada mais é do que você comer com atenção plena e de forma consciente, apreciando a comida e percebendo os sinais do seu corpo. Dessa forma você vai saber identificar se já está satisfeito ou não. Essa prática é muito importante nas festas do final do ano, pois isso irá fazer com que você não exagere na comida e não se sinta mal depois. Quer saber mais sobre o mindful eating e como praticá-lo? Confira aqui.

Quais são os pratos mais saudáveis?

Está em dúvida de como você pode deixar a ceia de Natal mais saudável?

Então leia este texto aqui e confira um cardápio com preparações mais leves para a sua ceia.

Lembre-se que é muito importante você festejar com seus amigos e familiares e não se privar do que gosta só porque acha que precisa comer coisas saudáveis o tempo todo. Ser feliz e curtir as preparações que mais gosta também é saúde, viu? O equilíbrio é a palavra fundamental para uma alimentação adequada, inclusive nessa época de festas do final de ano.

Gostou das dicas? Conta pra mim: qual prato da ceia de Natal ou Ano Novo você mais está ansioso para comer?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você